<b>Compreendendo o paradigma da inclusão</b>

Autores

  • Ângela Coronel da Rosa Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Resumo

Por ser um novo conceito em educação, a inclusão de pessoas com deficiência ainda suscita diferentes abordagens e, para defini-la, procuramos situa-la no paradigma da educação para todos, relacionando-a com o desenvolvimento do pensamento humano apoiado em conceitos da física quântica, que possui na essência uma visão das coisas e do mundo na sua totalidade, compreendendo a importância das relações pelas suas associações e conexões. A igualdade de direitos que está implícita neste paradigma pressupõe, aos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, uma mudança de olhar e de atitudes sobre o outro e sobre si mesmo, e se sustenta pela tomada de consciência a partir da prática da auto-avaliação e da autocrítica, compreendendo a igualdade de direitos de cada homem e de cada mulher por sua individualidade e por suas diferenças. Neste sentido, utilizamos a pesquisa bibliográfica para sustentar esta nova concepção paradigmática, apoiados em nossa prática educativa e nos estudos realizados a partir da educação de pessoas com deficiência no ensino regular.

 

Palavras-chave: Inclusão. Paradigma. Física Quântica.

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Como Citar

Rosa, Ângela C. da. (2011). <b>Compreendendo o paradigma da inclusão</b>. Revista Educação Especial, (29). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4138

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua