<b>Compreendendo o paradigma da inclusão</b>
Abstract
Por ser um novo conceito em educação, a inclusão de pessoas com deficiência ainda suscita diferentes abordagens e, para defini-la, procuramos situa-la no paradigma da educação para todos, relacionando-a com o desenvolvimento do pensamento humano apoiado em conceitos da física quântica, que possui na essência uma visão das coisas e do mundo na sua totalidade, compreendendo a importância das relações pelas suas associações e conexões. A igualdade de direitos que está implícita neste paradigma pressupõe, aos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, uma mudança de olhar e de atitudes sobre o outro e sobre si mesmo, e se sustenta pela tomada de consciência a partir da prática da auto-avaliação e da autocrítica, compreendendo a igualdade de direitos de cada homem e de cada mulher por sua individualidade e por suas diferenças. Neste sentido, utilizamos a pesquisa bibliográfica para sustentar esta nova concepção paradigmática, apoiados em nossa prática educativa e nos estudos realizados a partir da educação de pessoas com deficiência no ensino regular.
Palavras-chave: Inclusão. Paradigma. Física Quântica.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).