Currículo, desenho animado e diversidade

Autores

  • Maria Heloisa de Melo Cardoso Instituto Federal de Sergipe
  • Verônica dos Reis Mariano Souza Universidade Federal de Sergipe
  • José Adelmo Menezes de Oliveira Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28624

Palavras-chave:

Diversidade. Desenho animado. Recurso pedagógico

Resumo

Este estudo tem como principal objetivo caracterizar o gênero textual Desenho Animado como ferramenta pedagógica a ser utilizadana Educação Básicapara tratar do tema diversidade, adotando-se a noção de currículo como um fenômeno em permanente processo de (re)elaboração, marcado por múltiplas e diferentes concepções teórico-epistemológicas, mas sempre como tempo/lugar para a formação de sujeitos críticos, criativos e intelectualmente independentes. A partir do tema central, elegeu-se o desenho Como treinar o seu dragão com o intuito de analisar seus personagens na relação com a diversidade e o comportamento inclusivo. Teve-se, ainda, a intenção de ressaltar a escola como instância legítima para desenvolver um trabalho curricular com um sentido e significados educativos que expressem diferentes visões de mundo e de valores que estimulem a convivência harmoniosa entre as pessoas. Com este artigo, além de se sugerir o desenvolvimento de uma metodologia para trabalhar a diversidade, pretende-se contribuir para reflexões e discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem, que são recorrentes, atuais e necessárias para o fazer pedagógico.

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Biografia do Autor

Maria Heloisa de Melo Cardoso, Instituto Federal de Sergipe

Especialista na área de saúde (UNCISAL), Mestre em Educação (UFS) e Mestre em Ciências da Educação (ULHT), Prof. do Instituto Federal de Sergipe.

Verônica dos Reis Mariano Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação e Professora Titular da Universidade Federal de Sergipe

José Adelmo Menezes de Oliveira, Instituto Federal de Sergipe

Mestre em Educação Tecnológica e Professor do Instituto Federal de Sergipe

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Publicado

2018-06-06

Como Citar

Cardoso, M. H. de M., Souza, V. dos R. M., & Oliveira, J. A. M. de. (2018). Currículo, desenho animado e diversidade. Revista Educação Especial, 31(61), 311–322. https://doi.org/10.5902/1984686X28624

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua