As influências conceituais do cristianismo sobre a deficiência: o papel do Ensino Religioso na construção de sujeitos de direitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X25002

Palavras-chave:

Deficiência, Ensino Religioso, Sujeitos de direitos.

Resumo

A tradição cristã, desde seus inícios, esteve envolvida com as pessoas com deficiência propondo alternativas às condições encontradas na realidade social histórica por meio de suas práticas diaconais. Estas ações contribuíram para romper com a ideia de castigo divino. Porém, foram-se conceituando ideias vinculadas com a religiosidade cristã como: “presente de Deus, Deus quis assim ou Deus não dá uma cruz maior que não se possa carregar”. Com a ascensão de uma era pautada pelos direitos humanos e pela luta das pessoas com deficiência por ocupação do espaço social e participação cidadã, estas visões acabaram por se tornar símbolos da estigmatização da deficiência. Desta forma, a partir de pesquisa bibliográfica, este artigo pretende apontar alguns aspectos que o Ensino Religioso, em sua prática pedagógica, pode contribuir para reinterpretar as imagens da deficiência a partir de uma perspectiva inclusiva. Conclui-se que conceitos como reconhecimento, conhecimento e inclusão precisam ser entendidos a partir de uma perspectiva de alteridade, corroborando para a construção da pessoa com deficiência como sujeito de direitos.

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Biografia do Autor

Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow, Faculdades EST

Doutorando em Teologia - Religião e Educação - pela Faculdades EST com financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A pesquisa que venho desenvolvendo é sobre as construções sociais da deficiência no mercado de trabalho e suas implicações na ocupação do ambiente de trabalho das pessoas com deficiência. Mestre em Teologia - Religião e Educação pela Faculdades EST, tendo a dissertação o título "Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), dignidade humana e atendimento socioeducacional: um olhar para as percepções familiares". Graduado em Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - 2010). Bacharel em Teologia pela Faculdades EST (2015). Contribuo com o Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos, Núcleo de Estudos de Ética Contemporânea e com o Grupo de Pesquisa em Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa e como conselheiro suplente do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Temas de interesse relacionados à Religião e Educação: cidadania, políticas públicas, democratização, inclusão, Ensino Religioso, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pessoa com deficiência e direitos humanos.

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Publicado

2018-06-06

Como Citar

Strelhow, T. M. P. B. (2018). As influências conceituais do cristianismo sobre a deficiência: o papel do Ensino Religioso na construção de sujeitos de direitos. Revista Educação Especial, 31(61), 275–284. https://doi.org/10.5902/1984686X25002

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua