A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena

Carla Mercês Rocha Jatobá Ferreira, Tatiane Felipe Lopes

Resumo


O artigo analisa tópicos da educação inclusiva relativos a professores e alunos. Destaca como elementos discursivos situações observadas no cotidiano de duas escolas públicas de uma cidade do interior mineiro, como também falas e opiniões emitidas por professoras e alunos das respectivas escolas. Estes dados se configuram como resultados de uma pesquisa desenvolvida com o apoio do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, no período 2011-2013. A pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados através de observações sistemáticas e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apresentados no artigo apontam para o desconforto e  queixa pelo despreparo pedagógico para o exercício de uma educação inclusiva, por parte das professoras. O artigo argumenta em favor de uma melhor compreensão do cotidiano escolar, quando este se apresenta permeado por situações que podem ser tratadas de maneira inclusiva. Em modo conclusivo, destaca a urgência de mudanças no olhar docente sobre aquelas crianças que demandam atenção diferencial, atentando-se  para que ‘déficits’ sejam minimizados  e possibilidades educativas buscadas, como possível saída para o imobilismo que transparece nos pronunciamentos docentes.


Palavras-chave


A Escola e a Educação Inclusiva: Professoras e Alunos em Cena

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X19093

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOI10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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