A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena
Resumo
O artigo analisa tópicos da educação inclusiva relativos a professores e alunos. Destaca como elementos discursivos situações observadas no cotidiano de duas escolas públicas de uma cidade do interior mineiro, como também falas e opiniões emitidas por professoras e alunos das respectivas escolas. Estes dados se configuram como resultados de uma pesquisa desenvolvida com o apoio do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, no período 2011-2013. A pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados através de observações sistemáticas e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apresentados no artigo apontam para o desconforto e queixa pelo despreparo pedagógico para o exercício de uma educação inclusiva, por parte das professoras. O artigo argumenta em favor de uma melhor compreensão do cotidiano escolar, quando este se apresenta permeado por situações que podem ser tratadas de maneira inclusiva. Em modo conclusivo, destaca a urgência de mudanças no olhar docente sobre aquelas crianças que demandam atenção diferencial, atentando-se para que ‘déficits’ sejam minimizados e possibilidades educativas buscadas, como possível saída para o imobilismo que transparece nos pronunciamentos docentes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X19093
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ISSN eletrônico: 1984-686X
DOI: 10.5902/1984686X
Qualis/Capes: Educação A2
Periodicidade – Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., limite para publicar a edição 31 março.
Segundo trimestre, abr./jun., limite para publicar a edição 30 junho.
Terceiro trimestre, jul./set., limite para publicar a edição 30 setembro.
Quarto trimestre, out./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.
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