<b>“Sem amor não se consegue desenvolver um bom trabalho”: análise das representações sociais de professoras sobre inclusão escolar</b>
Palavras-chave:
Scholar Inclusion, Social Representations, Student disability.Resumo
A legislação educacional, bem como a Política Nacional de Educação no Brasil destacam a Educação Especial como modalidade de educação escolar, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, cujo princípio orientador é a inclusão. Este artigo apresenta resultados de um estudo de representações sociais de inclusão escolar entre professoras da rede pública desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Os participantes da pesquisa são 43 professoras de alunos com deficiência da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes - PE. As informações foram coletadas através da associação livre de palavras e os resultados indicam que a inclusão escolar na representação social das professoras é um ato de amor. O caráter afetivo das evocações se sobressai nas representações sociais do educando com deficiência afetando o significado de inclusão enquanto direito do aluno com deficiência. Assim, a Educação Especial, apesar de seus méritos formais, enquanto direito social garantido constitucionalmente às pessoas com deficiência continua sendo negada.Palavras-chave: Inclusão Escolar. Representações Sociais. Aluno com Deficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).