<b> A cidadania evidenciada na diferença </b>

Autores

  • Eliana Prado Carlino Academia da Força Aérea

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1529

Palavras-chave:

Citizen, Deficient, Language.

Resumo

Ao investigar os processos pelos quais alfabetizadoras bem sucedidas tornam-se cidadãs e ao ouvir a diversidade e a riqueza de suas histórias de vida e de formação, configurou-se a possibilidade deste trabalho, cuja intenção é evidenciar as vozes de dois sujeitos com Síndrome de Down e seus processos de constituição como cidadãos. Esses sujeitos foram trazidos nos relatos das professoras que, ao contarem suas histórias de construção pessoal e profissional os colocaram como constituintes delas. Assim, é trazido neste trabalho um pouco do universo de dizeres e percepções no qual esses sujeitos elaboram suas referências e compreensão do mundo e procuram atuar como cidadãos. O trabalho está apoiado nas concepções de linguagem de Vygotsky e de Bakhtin que defendem a idéia de que o coletivo e o social estão imbricados no individual, portanto, a história de um sujeito revela a de muitos, já que há uma profunda ligação entre história individual e história social na construção do mundo subjetivo. Desse modo, os dizeres expressos pelos sujeitos desta pesquisa não podem ser considerados estritamente individuais porque a enunciação é de natureza social e apesar de serem expressões individuais apontam para uma realidade coletiva que evidencia por parte das pessoas com deficiência suas reais necessidades e possibilidades de participação e de intervenção social.



Palavras-chave: Cidadão; Deficiência; Linguagem.

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Biografia do Autor

Eliana Prado Carlino, Academia da Força Aérea

Profª de Psicologia na Academia da Força Aérea

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Publicado

2010-10-29

Como Citar

Carlino, E. P. (2010). <b> A cidadania evidenciada na diferença </b>. Revista Educação Especial, 23(38), 409–421. https://doi.org/10.5902/1984686X1529

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua