<b> A cidadania evidenciada na diferença </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X1529Palavras-chave:
Citizen, Deficient, Language.Resumo
Ao investigar os processos pelos quais alfabetizadoras bem sucedidas tornam-se cidadãs e ao ouvir a diversidade e a riqueza de suas histórias de vida e de formação, configurou-se a possibilidade deste trabalho, cuja intenção é evidenciar as vozes de dois sujeitos com Síndrome de Down e seus processos de constituição como cidadãos. Esses sujeitos foram trazidos nos relatos das professoras que, ao contarem suas histórias de construção pessoal e profissional os colocaram como constituintes delas. Assim, é trazido neste trabalho um pouco do universo de dizeres e percepções no qual esses sujeitos elaboram suas referências e compreensão do mundo e procuram atuar como cidadãos. O trabalho está apoiado nas concepções de linguagem de Vygotsky e de Bakhtin que defendem a idéia de que o coletivo e o social estão imbricados no individual, portanto, a história de um sujeito revela a de muitos, já que há uma profunda ligação entre história individual e história social na construção do mundo subjetivo. Desse modo, os dizeres expressos pelos sujeitos desta pesquisa não podem ser considerados estritamente individuais porque a enunciação é de natureza social e apesar de serem expressões individuais apontam para uma realidade coletiva que evidencia por parte das pessoas com deficiência suas reais necessidades e possibilidades de participação e de intervenção social.
Palavras-chave: Cidadão; Deficiência; Linguagem.
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