É possível encontrar talentos nas ruas e em instituições prisionais?
Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14321
Temos lido que a superdotação é um fenômeno que tem múltiplas facetas e se manifesta no encontro do potencial genético com o estimulo ambiental, aparecendo em comportamentos, situações e ambientes diversos. Embora em muitos estudos ainda predomine a identificação em contextos escolares, nesta comunicação introduzo a possibilidade de identificarmos talentos em populações que estão excluídas dos programas de atendimento para altas habilidades em nosso país, como os jovens que perambulam pelas ruas e jovens infratores que se encontram presos, mas que estiveram ou ainda estão envolvidos com o sistema escolar. De acordo com a literatura a identificação de superdotação deve seguir uma sistematização e utilizar a definição mais adequada ao ambiente e situação que está sendo analisada Além disso, a identificação só tem sentido se posteriormente for feito um planejamento para atender as necessidades educacionais e de desenvolvimento dos sujeitos. O que devemos fazer após essa identificação em caso de jovens que estão apresentando potencial e deixando-nos entrever que estamos diante da ponta de um iceberg? E que abaixo do visível, no campo do invisível está um potencial que é desconhecido de todos, até do próprio sujeito. Termino esta comunicação com a provocação sobre quais são os caminhos que devemos tomar nos próximos anos nesse tema que nos apaixona: podemos imaginar um programa de pesquisas e projetos de atendimento a populações como as citadas a curto e médio prazo?
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ISSN eletrônico: 1984-686X
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X
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