<b>O que pensam as crianças ouvintes a respeito da inclusão de crianças surdas no ensino regular: um estudo comparativo com crianças brasileiras de uma escola pública e uma escola privada</b>

Autores

  • Beatriz Vargas Dorneles UFRGS
  • Virginia Bedin Rede Municipal de Educação de Porto Alegre
  • Isabel Cristina Peregrina Vasconcelos Centro Universitário Metodista IPA
  • Rosane da Conceição Vargas PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1405

Resumo

O presente estudo investiga como crianças ouvintes descrevem a inserção de uma criança surda em uma sala de aula. Analisa-se a influência da classe social em relação à aceitação da criança surda pelas crianças ouvintes. Participaram do estudo 144 crianças, de 3ª a 5ª séries, assim distribuídas: 76 de uma escola privada e 68 de uma escola pública, ambas pertencentes ao município de Porto Alegre, RS. A escola pública atende fundamentalmente às classes sociais de nível socioeconômico baixo, e a escola privada atende alunos de classe social predominantemente média e alta. Todos receberam a mesma tarefa: completar uma história que descrevia a reação de crianças ouvintes à inserção de uma nova colega surda na turma. O estudo demonstra que os alunos têm a intenção de realizar alguma forma de comunicação com a criança surda e de promover momentos de integração dentro e fora do ambiente de sala de aula, embora demonstrem um discurso, de certa forma, protetor em relação a esse sujeito que consideram não apto, mas ainda capaz de se comunicar. Compreender como crianças ouvintes poderiam relacionar-se e incluir uma criança surda em sala de aula levanta possibilidades de novas formas de pensar a preparação de tais crianças para eventuais processos de inclusão. Reconhecer as idéias, sentimentos e formas de comunicação das crianças auxilia as instituições educacionais a investir em políticas de inclusão.



Palavras-chave: Inclusão escolar. Representação social. Educação especial.

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Biografia do Autor

Beatriz Vargas Dorneles, UFRGS

Professora do PPGEdu UFRGS

Dra em Psicologia Escolar USP

Estágio Pós-doutoral Universidade de Oxford

Virginia Bedin, Rede Municipal de Educação de Porto Alegre

Mestre em Educação pela UFRGS

Doutoranda da UFRGS-Faculdade de Educação

Isabel Cristina Peregrina Vasconcelos, Centro Universitário Metodista IPA

Mestre em Educação pela UFRGS-Faculdade de Educação

Professora do Centro Universitário Metodista IPA

Rosane da Conceição Vargas, PUC-RS

Doutoranda em Educação na UFRGS-Faculdade de Educação

Professora Assistente da Faculdade de Educação PUCRS

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Publicado

2010-10-13

Como Citar

Dorneles, B. V., Bedin, V., Vasconcelos, I. C. P., & Vargas, R. da C. (2010). <b>O que pensam as crianças ouvintes a respeito da inclusão de crianças surdas no ensino regular: um estudo comparativo com crianças brasileiras de uma escola pública e uma escola privada</b>. Revista Educação Especial, 1(1). https://doi.org/10.5902/1984686X1405

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua