<b>O currículo prescrito para a educação inclusiva: a proposta curricular e a inclusão dos alunos com deficiência visual </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X1147Palavras-chave:
Curriculum, Visual impairment, Inclusion.Resumo
Este trabalho refere-se à pesquisa de mestrado que objetivava investigar como as necessidades educacionais especiais dos educandos com deficiência visual eram abordadas no currículo e trabalhadas em uma sala de aula comum da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, cuja proposta pedagógica fosse anunciada como inclusiva. Para o presente artigo, será apresentada a análise do currículo prescrito da escola investigada, identificando como esta aborda o tema inclusão em seus documentos oficiais, e apontando como estes documentos definem os princípios da educação inclusiva e as necessidades educacionais especiais dos educandos matriculados na mesma. Sabendo da importância do currículo no processo educacional, e que a reformulação deste é a chave para a inclusão, a pesquisa se desenvolveu em torno das implicações do currículo no processo educacional dos alunos com deficiência visual. Para a realização deste estudo, buscou-se uma aproximação entre as teorias do currículo e os princípios da inclusão, a fim de verificar a convergência de seus discursos e as representações que se enredam no discurso curricular da instituição investigada, a partir das proposições que tomaram visibilidade nos discursos da educação inclusiva, enunciados nos documentos institucionais da escola.
Palavras-chave: Currículo. Deficiência visual. Inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).