<b>Reflexão sobre a relação existente entre pesquisas e publicações sobre surdocegueira no Brasil</b>

Autores

  • Susana Maria Mana Araóz
  • Maria da Piedade Resende da Costa da Piedade Resende da Costa

Palavras-chave:

Special Education, Deafblindness, Researches.

Resumo

A Surdocegueira é uma modalidade da Educação Especial em desenvolvimento de conhecimento e implantação de serviços para as pessoas com este tipo de deficiência que iniciou há quase meio século. Tem-se notado que as pesquisa e publicações são escassas. Isto levou a realização de um estudo das pesquisas realizadas em Dissertações e Teses e das publicações em Periódicos Científicos sobre o tema para estabelecer a relação existente entre elas e tirar conclusões no intuito de contribuir com a problemática apresentada. Os procedimentos foram: 1) procura no Banco de Teses e Dissertações do CNPq para obter dados sobre elas e 2) procura nas Bases de Dados de Periódicos Científicos Brasileiros por publicações sobre surdocegueira. Os dados foram organizados em quadros e a análise foi realizada registrando a freqüência dos mesmos em cada categoria estabelecida, comparando os dados da pesquisa e das publicações para encontrar as relações entre as mesmas e com o referencial teórico e metodológico. A discussão resultou em que as pesquisas são ainda predominantemente descritivas e não resultaram em publicações de artigos.

Palavras-chave: Educação Especial. Surdocegueira. Pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Araóz, S. M. M., & Costa, M. da P. R. da C. da P. R. da. (2008). <b>Reflexão sobre a relação existente entre pesquisas e publicações sobre surdocegueira no Brasil</b>. Revista Educação Especial, 21(32), 257–272. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/102

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua