<b>Reflexão sobre a relação existente entre pesquisas e publicações sobre surdocegueira no Brasil</b>
Palavras-chave:
Special Education, Deafblindness, Researches.Resumo
A Surdocegueira é uma modalidade da Educação Especial em desenvolvimento de conhecimento e implantação de serviços para as pessoas com este tipo de deficiência que iniciou há quase meio século. Tem-se notado que as pesquisa e publicações são escassas. Isto levou a realização de um estudo das pesquisas realizadas em Dissertações e Teses e das publicações em Periódicos Científicos sobre o tema para estabelecer a relação existente entre elas e tirar conclusões no intuito de contribuir com a problemática apresentada. Os procedimentos foram: 1) procura no Banco de Teses e Dissertações do CNPq para obter dados sobre elas e 2) procura nas Bases de Dados de Periódicos Científicos Brasileiros por publicações sobre surdocegueira. Os dados foram organizados em quadros e a análise foi realizada registrando a freqüência dos mesmos em cada categoria estabelecida, comparando os dados da pesquisa e das publicações para encontrar as relações entre as mesmas e com o referencial teórico e metodológico. A discussão resultou em que as pesquisas são ainda predominantemente descritivas e não resultaram em publicações de artigos.Palavras-chave: Educação Especial. Surdocegueira. Pesquisas.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).