Aqui estamos. Onde as coisas se tocam: uma prática artística junto a quem busca enraizar (em deslocamento)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2595523339003

Mots-clés :

Arte, Território, Indígenas, Urbano, Mapas

Résumé

O presente artigo aborda a construção de mapas em dois contextos específicos do RS. Um deles se trata da Vila Renascença I, em Porto Alegre e o outro de indígenas mbya-guaranis residentes no Rio Grande do Sul. É narrada nos dois contextos a realização de oficinas de construção de mapas mediante uma prática artística participativa, a qual nos permite refletir sobre lugar, gentrificação e território.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cláudia Zanatta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Artista. Professora do Departamento de Artes Visuais/IA/UFRGS, onde atua no Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Arte Público y Poéticas Visuais - Universidad Politénica de Valencia (Espanha) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (co-tutela).É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa Poéticas da Participação. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, pelo Comitê de Poéticas Visuais.

Références

DE CAMPOS, Deivison M. Outras Carolinas: banzo e lamento na autobiografia de Zeli Barbosa. In: Revista Comunicação, Cultura e Sociedade. Número 05, Mato Grosso, Dezembro, 2015-2016.

SANTOS, Milton. Território e Sociedade. Entrevista com Milton Santos. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2000.

Revista Ilhota. Edição n°1. Ed. Bertalha, Belo Horizonte, 2016. Disponível em https://territorioilhota.wixsite.com/ilhota/revista-ilhota

Téléchargements

Publiée

2019-07-19

Comment citer

Zanatta, C. (2019). Aqui estamos. Onde as coisas se tocam: uma prática artística junto a quem busca enraizar (em deslocamento). Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 2(3), e5. https://doi.org/10.5902/2595523339003

Numéro

Rubrique

Artigos