Gurias da Comp: A permanência de Mulheres em Cursos de Graduação em Ciência e Engenharia de Computação

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190485264

Schlagworte:

mulher, stem, computação

Abstract

Este artigo apresenta o relato da construção de um projeto de incentivo a permanência das discentes dos cursos de Computação da Universidade Federal de Pelotas. Identificamos um cenário de invisiblidade e intimidação com as alunas. Assim, foi construído um projeto para o acolhimento e aperfeiçoamento das alunas, visando um cen´ario de equidade de gênero na comunidade discente da computação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Leomar Soares da Rosa Junior, Universidade Federal de Pelotas

.

Maria Júlia Lorenzoni, Universidade Federal de Pelotas

.  

Kathe Isabelle de Souza Beserra, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas  

Louise Bezerra, Universidade Federal de Pelotas

.  

Laura Quevedo Jurgina, Universidade Federal de Pelotas

.

Literaturhinweise

Bandura, A. (1978). Self-efficacy: Toward a unifying theory of behavioral change. Advances in Behaviour Research and Therapy, 1(4): 139–161.

Cohoon, J. (2002). Recruiting and retaining women in undergraduate computing majors. In ACM SIGCSE Bulletin, pages 48–52. ACM.

Cunha, M., Cabral, G.; F., L. (2022). Pensando computacionalmente com ana: storytelling sensível ao gênero para favorecer a autoeficácia das estudantes do ensino fundamental I. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, páginas 1334–1343. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.

Dubow, W., Quinn, B., Townsend, G. C., Robinson, R.; Barr, V. (2016). Efforts to make computer science more inclusive of women. In ACM Inroads, pages 74–80.

Lopes, R., Maciel, B., Soares, D., Figueiredo, L.; Carvalho, M. (2023). Análise e reflexões sobre a diferença de gênero na computação: Podemos fazer mais? In Women in Information Technology (WIT), 17., páginas 68–79. Sociedade Brasileira de

Computação.

Rapkiewicz, C. E. (1998). Informática: domínio masculino? Cadernos Pagu, (10): 169 – 200.

Silva, A., Prado, R., Moro, M.; Araujo, A. (2023). Autopercepção de meninas do ensino básico em relação às carreiras de stem. In Women in Information Technology (WIT), 17., pages 91–102. Sociedade Brasileira de Computação.

UNESCO (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (stem). Brasília. UNESCO.

Veröffentlicht

2023-12-02

Zitationsvorschlag

Rosa Junior, L. S. da, Lorenzoni, M. J., Beserra, K. I. de S., Bezerra, L., & Jurgina, L. Q. (2023). Gurias da Comp: A permanência de Mulheres em Cursos de Graduação em Ciência e Engenharia de Computação. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 7(1), 96–102. https://doi.org/10.5902/2448190485264

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in