Minicursos do PET-CC em colaboração com as prefeituras de Canguçu e Santa Maria-RS

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190471937

Schlagworte:

Computação, Minicursos, PET

Abstract

Este artigo apresenta os resultados obtidos na realização de 7 minicursos online, por parte do grupo PET Ciência da Computação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 
Estes minicursos foram realizados em parceria com as prefeituras de
Cangaçu e de Santa Maria e seus ministramentos ocorreram na plataforma Google Classroom, onde aulas gravadas e atividades avaliativas foram disponibilizadas em todas as turmas criadas. 
Ao final do processo, os minicursos obtiveram, em conjunto, 2176 inscrições e 858 aprovados.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

Aquino, T. D. E., da Silva, G. A. P., Togni, L. P., Dos Santos, A. M. A., and de Oliveira, A. L. T. (2019). Bit de inserção social: Objetivos alcançados a partir da aplicação de objetos educacionais. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 11(3).

Bailey, H. (2020). Obs studio. Computer software. Bailey, Jim. https://obsproject.com/.

Citron, J. and Vishnevskiy, S. (2015). Discord. https://discord.com/. Accessed: 02 Oct 2022.

Dorneles, A. P. M., Frigo, A. P., Thiago, R., Dorneles, L. S., and Librelotto, G. R. Ufsmooc: uma plataforma institucional para cursos online gratuitos.

Gallaway, T. O. and Starkey, J. (2013). Google drive. The Charleston Advisor, 14(3):16-19.

Gehred, A. P. (2020). Canva. Journal of the Medical Library Association: JMLA, 108(2):338.

Google (2008). Google forms. docs.google.com/forms. Accessed: 02 Oct 2022.

MEC (2005). Resolução cne/ceb nº 3, de 3 de agosto de 2005. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb003_05.pdf. Accessed: 09 Oct 2022.

MEC (2018). Resolução cne/ces nº 7, de 18 de dezembro de 2018. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Accessed: 09 Oct 2022.

Mohan, M., Upadhyaya, P., and Pillai, K. (2020). Intention and barriers to use moocs: An investigation among the post graduate students in india. In Educ Inf Technol, volume 25, page 5017–5031.

Müller, C. and Mildenberger, T. (2021). Facilitating flexible learning by replacing class- room time with an online learning environment: A systematic review of blended learning in higher education. Educational Research Review, 34:100394.

OpenShot Studios, L. (2013). Openshot video editor.

Technologies, W. (2006). Google sheets. http://www/,.google.com/sheets. Accessed: 02 Oct 2022.

Udemy (2022). Udemy, online courses. Accessed: 13 Nov 2022.

Coursera (2022). Coursera, online courses. Accessed: 13 Nov 2022.

de Jesus Soprijo, G. H., Silva, J. V., dos Santos, B. D. S., Silva, M. F., de Oliveira Ventura, L., Pereira, W. L., Schuindt, C. M., Lourenti, G. M. L., da Silva, G. B., Rodrigues, J. M., et al. (2021). O papel do pet-cti-ufabc em compartilhar conhecimento: aulas de redação e matemática preparatórias para o enem para alunos de escolas públicas do grande abc-sp. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette, 5(2):74-83.

edX (2022). edx, online courses. Accessed: 13 Nov 2022.

Ziegler, A. J., Kreutz, A. W., Madaloz, J. C., Lersch, N. R. G. T., de Lima, V. L. S., and Gomes, N. R. (2021). Sou mulher e posso: projeto de inclusão social e de gênero por meio do ensino de instalações elétricas residenciais para moradoras da ocupação nova santa marta da cidade de santa maria-rs. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette, 5(1):1–9.

Santos, V. L., Alves, L. P., Perleberg, B. R., and Nunes, A. B. (2021). Minicurso de vapor 3.2. 0 ncar ministrado através do ensino a distância: atividade do grupo pet-meteorologia. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette, 5(1):66–74.

Policarpo, L. M., Fuhr, G. T., and Librelotto, G. R. (2019). Uma abordagem para apoio em laboratórios computacionais em escolas públicas de ensino infantil. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette, 4(1):1–10.

Veröffentlicht

2022-11-18

Zitationsvorschlag

Krever, H. L., Dorneles, A. P. M., Silva Junior, G. G. da, Chesani, L. H., & Librelotto, G. R. (2022). Minicursos do PET-CC em colaboração com as prefeituras de Canguçu e Santa Maria-RS. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 6(1), 65–76. https://doi.org/10.5902/2448190471937

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

Ähnliche Artikel

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.