Impulsionando o Ensino de Programação: Bootcamp Web e Minicurso para Calouros
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190485415Palavras-chave:
Ensino de programação, Programação Web, Bootcamp, MinicursosResumo
Atividades para o incentivo do ensino, como monitorias, bootcamps e minicursos são importantes para o enriquecimento do ambiente acadêmico. Tendo isso em vista, o grupo PET desenvolveu atividades para auxiliar os alunos na programação web e na introdução do curso. O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar os resultados das atividades: Bootcamp Web e Minicurso para Calouros. O projeto do Bootcamp Web tem como objetivo ensinar os aspectos básicos de programação web, área que não é tão explorada no curso de Ciência da Computação. A atividade foi aberta para todos os alunos do curso, e teve retornos positivos evidenciados pelo envio de formulários e questionários com fins avaliativos e de diagnósticos. O Minicurso para Calouros é o projeto que visa introduzir os novos ingressantes do curso de Ciência da computação à programação, foi ministrado de forma online, e tem como objetivo preparar os novos alunos que ainda não possuem uma base sólida em algoritmos. O principal software utilizado foi o Portugol, pois se assemelha mais à linguagem nativa e cotidiana. Os retornos dados ao projeto foram positivos, indicados pelos questionários e formulários enviados.
Downloads
Referências
da Silva, T. R., Medeiros, T., Medeiros, H., Lopes, R., and Aranha, E. (2015). Ensino-aprendizagem de programação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01):182.
de Moraes, R. P., da Costa, V. F., and Scholz, R. E. P. (2022). Mapeamento sistemático do ensino introdutório de programação nos ensinos t ́ecnico e superior no brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:628–647.
Giacomel, D. M., da Silva, G. S., Negrizoli, I. F., Araujo, I. C., Vanzin, L., de Sá, L. V., Damo, M. A., Carlos, M. E. C., Pereira, M. F., Camara, M. K., Venzke, P. H. P., da Silva Alcantara, R. A., de Freitas, V. M., and Oyamada, M. S. (2022). Bootcamp de algoritmos: hands-on de programação. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 6(1):57–64.
Guedes, E. (2014). Um estudo observacional sobre a disciplina introdutória de programação. In Anais do XX Workshop de Informática na Escola, pages 552–561, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Lourega, L. V. (2022). Conjunto Estruturado de Atividades Didáticas para o Ensino Introdutório de Programação. PhD thesis, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria.
Morais, C. G. B. (2022). Ensino e aprendizagem de programação: estudo de caso no Ensino Superior. PhD thesis, Instituto de Educação - Universidade do Minho.
Raiol, A., Sarges, J., Souza, A., Silva, S., and Bezerra, F. (2015). Resgatando a linguagem de programação logo: Uma experiência com calouros no ensino superior. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2015). Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Santos, S., Tedesco, P., Borba, M., and Brito, M. (2020). Innovative approaches in teaching programming: A systematic literature review. In Proceedings of the 12th International Conference on Computer Supported Education. SCITEPRESS - Science and Technology Publications.
Wilson, G. (2017). Building a new mythology: The coding boot-camp phenomenon. ACM Inroads, 8(4):66–71.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.