Impulsionando o Ensino de Programação: Bootcamp Web e Minicurso para Calouros

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448190485415

Mots-clés :

Ensino de programação, Programação Web, Bootcamp, Minicursos

Résumé

Atividades para o incentivo do ensino, como monitorias, bootcamps e minicursos são importantes para o enriquecimento do ambiente acadêmico. Tendo isso em vista, o grupo PET desenvolveu atividades para auxiliar os alunos na programação web e na introdução do curso. O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar os resultados das atividades: Bootcamp Web e Minicurso para Calouros. O projeto do Bootcamp Web tem como objetivo ensinar os aspectos básicos de programação web, área que não é tão explorada no curso de Ciência da Computação. A atividade foi aberta para todos os alunos do curso, e teve retornos positivos evidenciados pelo envio de formulários e questionários com fins avaliativos e de diagnósticos. O Minicurso para Calouros é o projeto que visa introduzir os novos ingressantes do curso de Ciência da computação à programação, foi ministrado de forma online, e tem como objetivo preparar os novos alunos que ainda não possuem uma base sólida em algoritmos. O principal software utilizado foi o Portugol, pois se assemelha mais à linguagem nativa e cotidiana. Os retornos dados ao projeto foram positivos, indicados pelos questionários e formulários enviados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Guilherme Galante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

David Antonio Brocardo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Davi Marchetti Giacomel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Fábio Kenji Sato, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Gabriel Lenser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Gabriel Yudi Leite Higuchi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Guilherme Augusto Deitos Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Jaqueline Cavaller Faino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Maria Eduarda Amorim Quevedo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Marlon Fabichacki Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Weberson Morelli Leite Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Ronaldo Drecksler Farias Pachico, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Isadora Coelho Araujo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Références

da Silva, T. R., Medeiros, T., Medeiros, H., Lopes, R., and Aranha, E. (2015). Ensino-aprendizagem de programação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01):182. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.182

de Moraes, R. P., da Costa, V. F., and Scholz, R. E. P. (2022). Mapeamento sistemático do ensino introdutório de programação nos ensinos t ́ecnico e superior no brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:628–647. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2611

Giacomel, D. M., da Silva, G. S., Negrizoli, I. F., Araujo, I. C., Vanzin, L., de Sá, L. V., Damo, M. A., Carlos, M. E. C., Pereira, M. F., Camara, M. K., Venzke, P. H. P., da Silva Alcantara, R. A., de Freitas, V. M., and Oyamada, M. S. (2022). Bootcamp de algoritmos: hands-on de programação. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 6(1):57–64. DOI: https://doi.org/10.5902/2448190471732

Guedes, E. (2014). Um estudo observacional sobre a disciplina introdutória de programação. In Anais do XX Workshop de Informática na Escola, pages 552–561, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.552

Lourega, L. V. (2022). Conjunto Estruturado de Atividades Didáticas para o Ensino Introdutório de Programação. PhD thesis, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32204

Morais, C. G. B. (2022). Ensino e aprendizagem de programação: estudo de caso no Ensino Superior. PhD thesis, Instituto de Educação - Universidade do Minho.

Raiol, A., Sarges, J., Souza, A., Silva, S., and Bezerra, F. (2015). Resgatando a linguagem de programação logo: Uma experiência com calouros no ensino superior. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2015). Sociedade Brasileira de Computação - SBC. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10226

Santos, S., Tedesco, P., Borba, M., and Brito, M. (2020). Innovative approaches in teaching programming: A systematic literature review. In Proceedings of the 12th International Conference on Computer Supported Education. SCITEPRESS - Science and Technology Publications. DOI: https://doi.org/10.5220/0009190502050214

Wilson, G. (2017). Building a new mythology: The coding boot-camp phenomenon. ACM Inroads, 8(4):66–71. DOI: https://doi.org/10.1145/3132706

Téléchargements

Publié-e

2023-12-02

Comment citer

Galante, G., Brocardo, D. A., Giacomel, D. M., Sato, F. K., Lenser, G., Higuchi, G. Y. L., Alves, G. A. D., Faino, J. C., Quevedo, M. E. A., Pereira, M. F., Leite Junior, W. M., Pachico, R. D. F., & Araujo, I. C. (2023). Impulsionando o Ensino de Programação: Bootcamp Web e Minicurso para Calouros. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 7(1), 123–132. https://doi.org/10.5902/2448190485415

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s