Bootcamp de Algoritmos: hands-on de programac¸ao

Autores

  • Davi Marchetti Giacomel Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-5499-0607
  • Gabriel Santos da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0001-9788-7362
  • Igor França Negrizoli Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0001-9872-5170
  • Isadora Coelho Araujo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Leonardo Vanzin Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Lucas Veit de Sá Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-5261-2012
  • Marco Antonio Damo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maria Eduarda Crema Carlos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marlon Fabichacki Pereira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mateus Karvat Camara Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Pedro Hernesto Pissetti Venzke Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Roberta Aparecida da Silva Alcantara Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vinicius Muller de Freitas Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcio Seiji Oyamada Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190471732

Palavras-chave:

Bootcamp, Algoritmos, Ensino

Resumo

Bootcamps são, em geral, um estudo intenso sobre determinado conteúdo, com o intuito de absorvê-lo, sendo tal didática altamente atrativa ao otimizar o tempo de estudo. O presente artigo tem como objetivo descrever o projeto de extensão "Bootcamp de Algoritmos'' realizado pelo grupo PET X. Este projeto teve como objetivo condicionar um melhor ensino aos alunos do segundo ano de Ciência da Computação, que apresentaram dificuldades em absorver o conteúdo de Algoritmos durante o período de aulas remotas, ocasionada pela pandemia do COVID-19. O projeto obteve feedbacks positivos, evidenciado por indicadores vindos de formulários e questionários aplicados com fins avaliativos e diagnósticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Handur, V., Kalwad, P. D., Patil, M. S., Garagad, V. G., Yeligar, N., Pattar, P., Mehta, D., Baligar, P., and Joshi, G. H. (2016). Integrating Class and Laboratory with Hands-On Programming: Its Benefits and Challenges. In 2016 IEEE 4th International Conference on MOOCs, Innovation and Technology in Education (MITE), pages 163–168, Madurai, India. IEEE.

Radin, M. M. T., Leston, S. S., and da Cunha, M. S. (2017). Limites da ead para a materialização do direito à educação: um estudo sobre a evasão. Práxis Educacional, 13(24):55–75.

Régnier, J.-C. (2002). A auto-avaliação na prática pedagógica. Revista diálogo educacional, 3(6):53–68.

SILVA, A. V. V., SANTOS, H. d. R., and PAULA, L. H. (2020). Os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação. In Congresso Nacional de Educação, volume 4.

Vieira, I. M. A. (2013). A autoavaliação como instrumento de regulação da aprendizagem. PhD thesis.

Wilson, G. (2017). Building a new mythology: The coding boot-camp phenomenon. ACM Inroads, 8(4):66–71.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Giacomel, D. M., Silva, G. S. da ., Negrizoli, I. F., Araujo, I. C., Vanzin, L., Sá, L. V. de, Damo, M. A., Carlos, M. E. C., Pereira, M. F., Camara, M. K., Venzke, P. H. P., Alcantara, R. A. da S., Freitas, V. M. de, & Oyamada, M. S. (2022). Bootcamp de Algoritmos: hands-on de programac¸ao. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 6(1), 57–64. https://doi.org/10.5902/2448190471732

Edição

Seção

Artigos PET

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)