Bootcamp de Algoritmos: hands-on de programac¸ao
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190471732Palabras clave:
Bootcamp, Algoritmos, EnsinoResumen
Bootcamps são, em geral, um estudo intenso sobre determinado conteúdo, com o intuito de absorvê-lo, sendo tal didática altamente atrativa ao otimizar o tempo de estudo. O presente artigo tem como objetivo descrever o projeto de extensão "Bootcamp de Algoritmos'' realizado pelo grupo PET X. Este projeto teve como objetivo condicionar um melhor ensino aos alunos do segundo ano de Ciência da Computação, que apresentaram dificuldades em absorver o conteúdo de Algoritmos durante o período de aulas remotas, ocasionada pela pandemia do COVID-19. O projeto obteve feedbacks positivos, evidenciado por indicadores vindos de formulários e questionários aplicados com fins avaliativos e diagnósticos.
Descargas
Citas
Handur, V., Kalwad, P. D., Patil, M. S., Garagad, V. G., Yeligar, N., Pattar, P., Mehta, D., Baligar, P., and Joshi, G. H. (2016). Integrating Class and Laboratory with Hands-On Programming: Its Benefits and Challenges. In 2016 IEEE 4th International Conference on MOOCs, Innovation and Technology in Education (MITE), pages 163–168, Madurai, India. IEEE.
Radin, M. M. T., Leston, S. S., and da Cunha, M. S. (2017). Limites da ead para a materialização do direito à educação: um estudo sobre a evasão. Práxis Educacional, 13(24):55–75.
Régnier, J.-C. (2002). A auto-avaliação na prática pedagógica. Revista diálogo educacional, 3(6):53–68.
SILVA, A. V. V., SANTOS, H. d. R., and PAULA, L. H. (2020). Os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação. In Congresso Nacional de Educação, volume 4.
Vieira, I. M. A. (2013). A autoavaliação como instrumento de regulação da aprendizagem. PhD thesis.
Wilson, G. (2017). Building a new mythology: The coding boot-camp phenomenon. ACM Inroads, 8(4):66–71.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.