UFSMOOC: uma plataforma institucional para cursos online gratuitos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190467988Palavras-chave:
UFSMOOC, MOOC, Cursos Online Abertos MassivosResumo
As opções de extensão focadas no ensino para a comunidade, na
UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), poderiam alcançar um número
maior de pessoas, não fosse a ausência de uma plataforma para uso de
MOOCs (Massive Open Online Courses). Este artigo apresenta a criação de
uma plataforma institucional que supra essa necessidade; com cursos
gratuitos, de todas as áreas do conhecimento. A implementação considerou
aspectos da usabilidade e design do sistema, bem como sua funcionalidade e
segurança. Neste contexto, o software desenvolvido apresentou potencialidade
de tornar-se uma ferramenta relevante na democratização do conhecimento no
Brasil.
Downloads
Referências
Programa de Educação Tutorial. MEC. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/programa-de-educacao-tutorial>. Acesso
em: 29 set. 2021.
Education: From disruption to recovery. Disponível em:
<https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 27 set. 2021.
Resumo Executivo - Pesquisa Tic Domicílios. Cetic. Disponível em:
<https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123115919/resumo_executivo_tic_do
m_2019.pdf>. Acesso em: 27 set. 2021
Ministério da Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível
em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104
-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 27
set. 2021.
MIT OpenCourseWare. Disponível em: https://ocw.mit.edu/index.htm. Acesso em: 1
out. 2021.
Abelson, Hal. (2008). The creation of OpenCourseWare at MIT. Journal of Science
Education and Technology. 17. 10.1007/s10956-007-9060-8. Disponível em:
https://dspace.mit.edu/bitstream/handle/1721.1/37585/ocw-creation-preprint.pdf.
Acesso em: 25 set 2021.
TANEJA, Shilpi; GOEL, Anita. MOOC Providers and their Strategies. IJCSMC,
Vol. 3, Issue. 5, May 2014, pg.222 – 228. Disponível em:
https://www.academia.edu/7054738/MOOC_Providers_and_their_Strategies_. Acesso
em: 1 out 2021.
CORNEJO-VELAZQUEZ, Eduardo & Clavel-Maqueda, Mireya & Perez, Hector &
Lyubimova, Ekaterina. (2020). Business Model of Learning Platforms in Sharing
Economy. Electronic Journal of e-Learning. 18. 102-113. 10.34190/EJEL.20.18.1.008.
Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1245290.pdf>. Acesso em: 25 set
RIBEIRO, L. O. M.; CATAPAN, A. H. PLATAFORMAS MOOC E REDES DE
COOPERAÇÃO NA EAD. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 1, p.
-62, 16 mar. 2018.
Figma. Disponível em: https://www.figma.com/. Acesso em: 1 out. 2021
FREEMAN, Eric;ROBSON, Elizabeth. Use sua cabeça! HTML e CSS. [s.l]:Alta
Books, 1 junho 2015.
MORRISON, Michael. Use sua Cabeça! Javascript. [s.l]:Alta Books, 4 setembro
TATROE, Kevin; MACINTYRE, Peter; LERDORF, Rasmus. Programming PHP.
"O'Reilly Media, Inc.", v. 1, f. 270, 2013. 540 p.
SCHWARTZ, Baron; ZAITSEV, Peter; TKACHENKO, Vadim. High Performance
MySQL: Optimization, Backups, and Replication. "O'Reilly Media, Inc.", v. 3, f. 413,
826 p.
STAUFFER, Matt. Laravel: Up & Running: A Framework for Building Modern
PHP Apps. 2 ed. "O'Reilly Media, Inc.", 2019. 690 p.
LOPEZ, Lionel. Vue: Step-by-step Guide to Mastering Vue.js from Beginner to
Advanced. 2017. 146 p.
NIELSEN, J., and MOLICH, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces,
Proc. ACM CHI'90 Conf. (Seattle, WA, 1–5 April), p. 249–256. Disponível em:
http://cs.ashoka.edu.in/cs102/papers/heuristic-evaluation-of-user-interfaces-nielsen.pdf.
BALSAMIQ. Disponível em: https://balsamiq.com/. Acesso em: 1 out. 2021.
JOBLOVE, George H.; Greenberg, Donald. COLOR SPACES FOR COMPUTER
GRAPHICS. in SIGGRAPH ‘78: Proceedings of the 5th annual conference on
Computer graphics and interactive techniques, 5., 1978, Atlanta, GA, USA. New York,
NY, USA : Association for Computing Machinery, 1978. p. 20-25. Disponível em:
https://doi.org/10.1145/965139.807362. Acesso em: 29 set. 2021
Miro. Disponível em: https://miro.com/. Acesso em: 1 out. 2021
CLARKE-SALT, Justin. SQL Injection Attacks and Defense, 2nd Edition, f. 288.
576 p.
Security | Vue. Disponível em: https://v3.vuejs.org/guide/security.html. Acesso em:
set. 2021
PROVOS, Niels; MAZIERES, DAVID. A Future-Adaptable Password Scheme. in:
Proceedings of the FREENIX Track: 1999 USENIX Annual Technical Conference, 10.,
, Monterey, Califórnia, EUA. junho, 1999. Disponível em:
<https://www.usenix.org/legacy/events/usenix99/provos/provos.pdf>. Acesso em: 29
set. 2021.
STEVENS, Hallam. Hans Peter Luhn and the birth of the hashing algorithm. IEEE
spectrum, v. 55, n. 2, p. 44-49, fevereiro, 2018. Disponível em:
. Acesso em: 29 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.