UFSMOOC: uma plataforma institucional para cursos online gratuitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190467988

Palavras-chave:

UFSMOOC, MOOC, Cursos Online Abertos Massivos

Resumo

As opções de extensão focadas no ensino para a comunidade, na
UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), poderiam alcançar um número
maior de pessoas, não fosse a ausência de uma plataforma para uso de
MOOCs (Massive Open Online Courses). Este artigo apresenta a criação de
uma plataforma institucional que supra essa necessidade; com cursos
gratuitos, de todas as áreas do conhecimento. A implementação considerou
aspectos da usabilidade e design do sistema, bem como sua funcionalidade e
segurança. Neste contexto, o software desenvolvido apresentou potencialidade
de tornar-se uma ferramenta relevante na democratização do conhecimento no
Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Pagnossim Frigo, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico de ciência da computação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

Programa de Educação Tutorial. MEC. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/programa-de-educacao-tutorial>. Acesso

em: 29 set. 2021.

Education: From disruption to recovery. Disponível em:

<https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 27 set. 2021.

Resumo Executivo - Pesquisa Tic Domicílios. Cetic. Disponível em:

<https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123115919/resumo_executivo_tic_do

m_2019.pdf>. Acesso em: 27 set. 2021

Ministério da Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível

em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104

-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 27

set. 2021.

MIT OpenCourseWare. Disponível em: https://ocw.mit.edu/index.htm. Acesso em: 1

out. 2021.

Abelson, Hal. (2008). The creation of OpenCourseWare at MIT. Journal of Science

Education and Technology. 17. 10.1007/s10956-007-9060-8. Disponível em:

https://dspace.mit.edu/bitstream/handle/1721.1/37585/ocw-creation-preprint.pdf.

Acesso em: 25 set 2021.

TANEJA, Shilpi; GOEL, Anita. MOOC Providers and their Strategies. IJCSMC,

Vol. 3, Issue. 5, May 2014, pg.222 – 228. Disponível em:

https://www.academia.edu/7054738/MOOC_Providers_and_their_Strategies_. Acesso

em: 1 out 2021.

CORNEJO-VELAZQUEZ, Eduardo & Clavel-Maqueda, Mireya & Perez, Hector &

Lyubimova, Ekaterina. (2020). Business Model of Learning Platforms in Sharing

Economy. Electronic Journal of e-Learning. 18. 102-113. 10.34190/EJEL.20.18.1.008.

Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1245290.pdf>. Acesso em: 25 set

RIBEIRO, L. O. M.; CATAPAN, A. H. PLATAFORMAS MOOC E REDES DE

COOPERAÇÃO NA EAD. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 1, p.

-62, 16 mar. 2018.

Figma. Disponível em: https://www.figma.com/. Acesso em: 1 out. 2021

FREEMAN, Eric;ROBSON, Elizabeth. Use sua cabeça! HTML e CSS. [s.l]:Alta

Books, 1 junho 2015.

MORRISON, Michael. Use sua Cabeça! Javascript. [s.l]:Alta Books, 4 setembro

TATROE, Kevin; MACINTYRE, Peter; LERDORF, Rasmus. Programming PHP.

"O'Reilly Media, Inc.", v. 1, f. 270, 2013. 540 p.

SCHWARTZ, Baron; ZAITSEV, Peter; TKACHENKO, Vadim. High Performance

MySQL: Optimization, Backups, and Replication. "O'Reilly Media, Inc.", v. 3, f. 413,

826 p.

STAUFFER, Matt. Laravel: Up & Running: A Framework for Building Modern

PHP Apps. 2 ed. "O'Reilly Media, Inc.", 2019. 690 p.

LOPEZ, Lionel. Vue: Step-by-step Guide to Mastering Vue.js from Beginner to

Advanced. 2017. 146 p.

NIELSEN, J., and MOLICH, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces,

Proc. ACM CHI'90 Conf. (Seattle, WA, 1–5 April), p. 249–256. Disponível em:

http://cs.ashoka.edu.in/cs102/papers/heuristic-evaluation-of-user-interfaces-nielsen.pdf.

BALSAMIQ. Disponível em: https://balsamiq.com/. Acesso em: 1 out. 2021.

JOBLOVE, George H.; Greenberg, Donald. COLOR SPACES FOR COMPUTER

GRAPHICS. in SIGGRAPH ‘78: Proceedings of the 5th annual conference on

Computer graphics and interactive techniques, 5., 1978, Atlanta, GA, USA. New York,

NY, USA : Association for Computing Machinery, 1978. p. 20-25. Disponível em:

https://doi.org/10.1145/965139.807362. Acesso em: 29 set. 2021

Miro. Disponível em: https://miro.com/. Acesso em: 1 out. 2021

CLARKE-SALT, Justin. SQL Injection Attacks and Defense, 2nd Edition, f. 288.

576 p.

Security | Vue. Disponível em: https://v3.vuejs.org/guide/security.html. Acesso em:

set. 2021

PROVOS, Niels; MAZIERES, DAVID. A Future-Adaptable Password Scheme. in:

Proceedings of the FREENIX Track: 1999 USENIX Annual Technical Conference, 10.,

, Monterey, Califórnia, EUA. junho, 1999. Disponível em:

<https://www.usenix.org/legacy/events/usenix99/provos/provos.pdf>. Acesso em: 29

set. 2021.

STEVENS, Hallam. Hans Peter Luhn and the birth of the hashing algorithm. IEEE

spectrum, v. 55, n. 2, p. 44-49, fevereiro, 2018. Disponível em:

. Acesso em: 29 set. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Frigo, A. P., Silva, T. R., Dorneles, A. P. M., Dorneles, L. S., & Librelotto, G. R. (2021). UFSMOOC: uma plataforma institucional para cursos online gratuitos. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(3), 24–35. https://doi.org/10.5902/2448190467988

Edição

Seção

Artigos PET

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)