Minicursos do PET-CC em colaboração com as prefeituras de Canguçu e Santa Maria-RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190471937Palavras-chave:
Computação, Minicursos, PETResumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos na realização de 7 minicursos online, por parte do grupo PET Ciência da Computação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Estes minicursos foram realizados em parceria com as prefeituras de
Cangaçu e de Santa Maria e seus ministramentos ocorreram na plataforma Google Classroom, onde aulas gravadas e atividades avaliativas foram disponibilizadas em todas as turmas criadas.
Ao final do processo, os minicursos obtiveram, em conjunto, 2176 inscrições e 858 aprovados.
Downloads
Referências
Aquino, T. D. E., da Silva, G. A. P., Togni, L. P., Dos Santos, A. M. A., and de Oliveira, A. L. T. (2019). Bit de inserção social: Objetivos alcançados a partir da aplicação de objetos educacionais. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 11(3).
Bailey, H. (2020). Obs studio. Computer software. Bailey, Jim. https://obsproject.com/.
Citron, J. and Vishnevskiy, S. (2015). Discord. https://discord.com/. Accessed: 02 Oct 2022.
Dorneles, A. P. M., Frigo, A. P., Thiago, R., Dorneles, L. S., and Librelotto, G. R. Ufsmooc: uma plataforma institucional para cursos online gratuitos.
Gallaway, T. O. and Starkey, J. (2013). Google drive. The Charleston Advisor, 14(3):16-19.
Gehred, A. P. (2020). Canva. Journal of the Medical Library Association: JMLA, 108(2):338.
Google (2008). Google forms. docs.google.com/forms. Accessed: 02 Oct 2022.
MEC (2005). Resolução cne/ceb nº 3, de 3 de agosto de 2005. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb003_05.pdf. Accessed: 09 Oct 2022.
MEC (2018). Resolução cne/ces nº 7, de 18 de dezembro de 2018. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Accessed: 09 Oct 2022.
Mohan, M., Upadhyaya, P., and Pillai, K. (2020). Intention and barriers to use moocs: An investigation among the post graduate students in india. In Educ Inf Technol, volume 25, page 5017–5031.
Müller, C. and Mildenberger, T. (2021). Facilitating flexible learning by replacing class- room time with an online learning environment: A systematic review of blended learning in higher education. Educational Research Review, 34:100394.
OpenShot Studios, L. (2013). Openshot video editor.
Technologies, W. (2006). Google sheets. http://www/,.google.com/sheets. Accessed: 02 Oct 2022.
Udemy (2022). Udemy, online courses. Accessed: 13 Nov 2022.
Coursera (2022). Coursera, online courses. Accessed: 13 Nov 2022.
de Jesus Soprijo, G. H., Silva, J. V., dos Santos, B. D. S., Silva, M. F., de Oliveira Ventura, L., Pereira, W. L., Schuindt, C. M., Lourenti, G. M. L., da Silva, G. B., Rodrigues, J. M., et al. (2021). O papel do pet-cti-ufabc em compartilhar conhecimento: aulas de redação e matemática preparatórias para o enem para alunos de escolas públicas do grande abc-sp. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette, 5(2):74-83.
edX (2022). edx, online courses. Accessed: 13 Nov 2022.
Ziegler, A. J., Kreutz, A. W., Madaloz, J. C., Lersch, N. R. G. T., de Lima, V. L. S., and Gomes, N. R. (2021). Sou mulher e posso: projeto de inclusão social e de gênero por meio do ensino de instalações elétricas residenciais para moradoras da ocupação nova santa marta da cidade de santa maria-rs. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette, 5(1):1–9.
Santos, V. L., Alves, L. P., Perleberg, B. R., and Nunes, A. B. (2021). Minicurso de vapor 3.2. 0 ncar ministrado através do ensino a distância: atividade do grupo pet-meteorologia. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette, 5(1):66–74.
Policarpo, L. M., Fuhr, G. T., and Librelotto, G. R. (2019). Uma abordagem para apoio em laboratórios computacionais em escolas públicas de ensino infantil. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette, 4(1):1–10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.