Curso de Geogebra para Capacitação de Professores da Rede Publica de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190462029Palavras-chave:
Geogebra, Matemática, Aulas RemotasResumo
Devido o distanciamento social, medida tomada para evitar o avanço da pandemia do Covid-19, escolas publicas e privadas sofreram um período de adaptação para manter o ensino através de um sistema híbrido ou apenas remoto. Pensando nisso, criou-se o curso de Geogebra para professores, com o objetivo de instruir e incentivar docentes da matematica a tornarem suas aulas mais interativas e atrativas para seus estudantes com a utilização do Geogebra. A primeira turma foi criada no final de setembro e contou com 76 alunos.
Downloads
Referências
Bortolossi, H. J. (2016). O uso do software gratuito Geogebra no ensino e na aprendizagem de estatística e probabilidade. VIDYA, 32(2):429–440.
Brandt, S. T. J. and Montorfano, C. (2008). O software geogebra como alternativa no ensino da geometria em um minicurso para professores. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/329-4.pdf. Ultimo acesso em 22 de Outubro de 2020.
Fantinel, G. A. and et al. (2020). Curso de google classroom para professores. https:
//portal.ufsm.br/jai/trabalho/anais.html. Ultimo acesso em 22 de Outubro de 2020.
Freire, R., Cunha, A. R., and Maximiano, R. P. (2013). Matematica, lúdico e geogebra: integração a favor de ensinamentos e aprendizagens diversas. In VI Congresso
Internacional de Ensino de Matemática, Canoas, Brasil.
G1 (2020). Aulas das redes pública e privada retornam a partir de 1º de junho com ensino a distância no rs. https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-ul/noticia/2020/05/27/
aulas-das-redes-publica-e-privada-retornam-a-partir-de-1o-de-junho-com-ensino-a-distancia-no-rs.ghtml. Ultimo acesso em 22 de Outubro de 2020.
Halberstadt, F. F. (2016). Possibilidades de uso do geogebra no ensino e aprendizagem da geometria: algumas reflexões. Educ.Tecnol., 21(3):32–44.
Masola, W. J. and Allevato, N. S. G. (2019). Dificuldades de aprendizagem matematica: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, 3(7):52–67.
Mathias, C. V., Silva, H. A. D., and Leivas, J. C. P. (2019). Provas sem palavras, visualização, animação e GeoGebra. Revista do Instituto Geogebra Internacional de
São Paulo, 8(2):62–77.
Preiner, J. (2008). Introducing dynamic mathematics software to mathematics teachers: the case of geogebra. In Dissertation in Mathematics Education, Salzburg, Áustria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.