Uma abordagem para apoio em laboratórios computacionais em escolas públicas de ensino infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190438072

Palavras-chave:

Ciência da Computação, Lógica, Criatividade, Coordenação motora

Resumo

Neste artigo propõe-se um estudo de caso e a análise de seus resultados, baseado em uma intervenção com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Jardim de Santa Maria, RS. O objetivo principal foi o desenvolvimento da lógica em alunos carentes e também o de estimular a sua criatividade e coordenação motora. O estudo ocorreu dentro da própria escola, com 17 alunos de cinco a seis anos de idade, no laboratório de informática. Para viabilizá-lo, foram realizadas manutenções nos equipamentos e mudanças no layout da sala a fim de proporcionar às crianças um ambiente propício à construção de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bell, T., W. I. H. F. M. A. R. . M. J. (2011). Ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged ORG.

Brackmann, C. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/172208. [Online; acessado em 12-04- 2019].

Costa, T., C. F. M. D. . d. S. W. (2016). A importância da computação para alunos do ensino fundamental: Ações, possibilidades e benefícios. In Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 22, No. 1, p. 593, Sertão, PE, Brasil.

Medeiros, C. B. (2011). Computação: o terceiro pilar. In Rev. USP, São Paulo, SP, Brasil.

Moran, J. M. (2009). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. In 4a ed. Campinas: Papirus, São Paulo, SP, Brasil.

SBC (2018a). Diretrizes para ensino de computação na educação básica. http://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica. [Online; acessado em 12-04-2019].

SBC (2018b). Referenciais de formação em computação: Educação básica. http://www.sbc.org.br/noticias/10-slideshow-noticias/1996-referenciais-de-formacao-em-computacao-educacao-basica/. [Online; acessado em 12-04-2019].

UFPR (2012). Linux educacional. https://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/LE5/index.html. [Online; acessado em 12-04-2019].

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Policarpo, L. M., Fuhr, G. T., & Librelotto, G. R. (2019). Uma abordagem para apoio em laboratórios computacionais em escolas públicas de ensino infantil. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 4(1), 1–10. https://doi.org/10.5902/2448190438072

Edição

Seção

Artigos PET

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)