Uma abordagem para apoio em laboratórios computacionais em escolas públicas de ensino infantil
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448190438072Mots-clés :
Ciência da Computação, Lógica, Criatividade, Coordenação motoraRésumé
Neste artigo propõe-se um estudo de caso e a análise de seus resultados, baseado em uma intervenção com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Jardim de Santa Maria, RS. O objetivo principal foi o desenvolvimento da lógica em alunos carentes e também o de estimular a sua criatividade e coordenação motora. O estudo ocorreu dentro da própria escola, com 17 alunos de cinco a seis anos de idade, no laboratório de informática. Para viabilizá-lo, foram realizadas manutenções nos equipamentos e mudanças no layout da sala a fim de proporcionar às crianças um ambiente propício à construção de aprendizagem.Téléchargements
Références
Bell, T., W. I. H. F. M. A. R. . M. J. (2011). Ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged ORG.
Brackmann, C. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/172208. [Online; acessado em 12-04- 2019].
Costa, T., C. F. M. D. . d. S. W. (2016). A importância da computação para alunos do ensino fundamental: Ações, possibilidades e benefícios. In Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 22, No. 1, p. 593, Sertão, PE, Brasil.
Medeiros, C. B. (2011). Computação: o terceiro pilar. In Rev. USP, São Paulo, SP, Brasil.
Moran, J. M. (2009). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. In 4a ed. Campinas: Papirus, São Paulo, SP, Brasil.
SBC (2018a). Diretrizes para ensino de computação na educação básica. http://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica. [Online; acessado em 12-04-2019].
SBC (2018b). Referenciais de formação em computação: Educação básica. http://www.sbc.org.br/noticias/10-slideshow-noticias/1996-referenciais-de-formacao-em-computacao-educacao-basica/. [Online; acessado em 12-04-2019].
UFPR (2012). Linux educacional. https://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/LE5/index.html. [Online; acessado em 12-04-2019].
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.