A Tecnologia como Agente de Inclusão: O Impacto do Curso de Capacitação em Informática para Imigrantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190485413

Palavras-chave:

Inclusão digital, Computação, Minicursos

Resumo

O presente artigo descreve as motivações e o planejamento em torno do curso de Capacitação em Informática para Imigrantes, bem como detalha a sua implementação como uma medida inclusiva que visa principalmente o desenvolvimento educacional dos participantes. As aulas são ministradas de forma altamente personalizada, adaptando-se às necessidades e conhecimentos prévios dos alunos. Assim, o curso é dividido em dois níveis: básico -- no qual se abordam tópicos como componentes essenciais de um computador e noções iniciais de sistemas operacionais, digitação e utilização da internet -- e intermediário -- que abrange, especialmente, ferramentas digitais como pacote Office, e-mails, Google Drive e similares.

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Biografia do Autor

Juliana Zambon, Universidade Federal do Paraná

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Millena Suiani Costa, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Paraná, atualmente cursando o quarto semestre. Integrante do PET Computação (Programa de Educação Tutorial) da UFPR.

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Publicado

2023-12-02

Como Citar

Zambon, J., & Costa, M. S. (2023). A Tecnologia como Agente de Inclusão: O Impacto do Curso de Capacitação em Informática para Imigrantes. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 7(1), 9–18. https://doi.org/10.5902/2448190485413

Edição

Seção

Artigos PET