Gaseificação de materiais lignocelulósicos para geração de energia elétrica.
DOI :
https://doi.org/10.5902/19805098435Mots-clés :
gaseificação, energia elétrica, carvão vegetal, resíduos.Résumé
O objetivo deste trabalho foi construir um gaseificador contracorrente em alvenaria para avaliar o potencial de geração de energia elétrica de espécies de eucalipto cultivadas no estado de Minas Gerais, de resíduos da agroindústria e da mistura desses materiais. Determinaram-se a composição química imediata e o poder calorífico dos materiais utilizados. Experimentaram-se os diferentes materiais lignocelulósicos e a gasolina, como testemunha. Para os fatores testados, foram executadas medições dos rendimentos elétricos e de consumos dos materiais. O delineamento estatístico foi o inteiramente casualizado, com 17 tratamentos e três repetições e as análises estatísticas feitas a 5% de significância. Com base nos resultados obtidos e nas análises estatísticas realizadas, concluiu-se que o conjunto gaseificador-gerador é de fácil construção, fabricado com materiais de fácil aquisição e de custo reduzido; dentre os materiais avaliados o carvão da espécie Corimbia citriodora, com 78% de carbono fixo, apresentou o melhor desempenho de potência gerada, obtendo-se 1.391 watts, com tensão constante de 230 volts. Os resíduos utilizados de bagaço de cana, palha de arroz, casca de café, sabugo de milho e moinha de carvão não apresentaram potencial para geração de energia pelo tipo de gaseificador utilizado.Téléchargements
Références
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Normas técnicas NBR 6922. 1981.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Normas técnicas NBR 8633. 1983.
ASSUMPÇÃO, R. M. V. Gaseificação de madeira e carvão vegetal. In: FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS/CETEC. Gaseificação de madeira e carvão vegetal. Belo Horizonte, 1981. p. 51-72.
CARVALHO, A. S. Gasogênio de alvenaria. Brasilia, DF: EMBRATER, 1987 43 p. (EMBRATER. Manuais; 33).
DIAS, G. P. Efeito da vazão de ar e dos diâmetros da setia e do reator na temperatura de combustão em um gaseificador de fluxo concorrente. 1986. 57 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.
CALLE, Frank R.; BAJAY, S. V.; ROTHMAN, H. Uso da biomassa para produção de energia na indústria brasileira. Campinas, SP: UNICAMP, 2005.
MALUF, W. R. Preparo da casca de arroz carbonizada. Lavras: UFLA, 1998. (Boletim Técnico de Hortaliças, v. 12).
MENDES, L. M. Influência do carvão vegetal no desempenho de um gaseificador-gerador de energia elétrica. 1994. 50 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.
NASCIMENTO, J. W. B. Secagem de milho utilizando energia térmica de um gasogênio de fluxo transversal descendente. 1991. 186 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande.
REIS, O. G. Gasogênio rústico construído em alvenaria alternativa na propriedade rural. Brasília, DF: EMBRATER, 1984, 20 p. (EMBRATER. Informações técnicas, 5).
SANTOS, J. W. C. Influência do teor de umidade e da granulometria do carvão vegetal no desempenho do motor de um trator adaptado para funcionar a gás pobre. 1981. 46p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.