CADEIA PRODUTIVA DE ENERGIA DE BIOMASSA FLORESTAL: O CASO DA LENHA DE EUCALIPTO NO POLO PRODUTIVO DE ITAPEVA - SP
DOI :
https://doi.org/10.5902/1980509831602Mots-clés :
biomassa, bioenergia, mercado florestalRésumé
A biomassa de origem florestal é uma importante fonte de energia na matriz energética brasileira em que o eucalipto representa a principal espécie para o suprimento da demanda de lenha. Por essa razão, diagnosticar os fatores críticos que limitam o desempenho competitivo da cadeia produtiva da lenha de eucalipto foi o objetivo do trabalho. A área de estudo escolhida (selecionada) foi o polo produtivo de Itapeva - SP e a pesquisa de campo foi realizada no segundo semestre de 2013, utilizando a análise de cadeias produtivas como marco teórico conceitual. Como instrumento para a coleta dos dados, utilizou-se o questionário semiestruturado, um roteiro de entrevistas e painéis envolvendo questões relacionadas à cadeia produtiva da lenha de eucalipto, contemplando 23 diferentes agentes da cadeia. A cadeia analisada demonstrou estruturação, porém, tem enfrentado um revés produtivo decorrente de uma conjuntura macroeconômica que resultou em queda da demanda de produtos de origem florestal, e entraves locais de significativa importância, que precisam ser contornados para aumentar o desempenho da cadeia.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.