Eficiência e período de arividade dos inimigos naturais de <i>Oncideres impluviata</i> (Fermar, 1824)(Col.: Cerambycidae).
DOI:
https://doi.org/10.5902/19805098262Palabras clave:
Twig girdler, Oncideres impluviata, biological control, parasites, predators, “ bracatinga”.Resumen
Objetivou-se, com este estudo, o conhecimento do conjunto de inimigos naturais e a ação destes ao longo do desenvolvimento das larvas de Oncideres impluviata. No período de 1984/85, em Almirante Tamandaré – Paraná, coletou-se periodicamente galhos de bracatinga (Mimosa scabrella Benth.) cortados pelo serrador. As larvas coletadas a campo completaram o ciclo em laboratório em tubos de ensaio contendo serragem umedecida de bracatinga. Ao retirar-se as larvas dos galhos anotou-se o ponto em relação à base-ápice do galho, além da data de coleta e o instar em que se encontravam. Avaliou-se a eficiência dos inimigos naturais e o período de atividade destes. As observações efetuadas permitiram concluir que a eficiência dos inimigos naturais e o período de atividade destes. As observações efetuadas permitiram concluir que a ação predatória foi mais eficiente do que o parasitismo, sendo que esta tende a diminuir com o desenvolvimento larval, ao passo que a ação predatória aumenta concomitantemente no decorrer do desenvolvimento das larvas. O parasitóide mais freqüente foi Cenocoelius sp. (Hym.; Gracanidae) e entre os predadores destacam-se Cregyadifformis (Col.; Coleridae) e Lithrips sp. (Thys.; Phloeothripidae), entre outros.
Descargas
Citas
ANDRADE, G. A. de. Nomes populares das aves do Brasil. Belo Horizonte: Sociedade Ornitológica Mineira – IBDF, 1982, 95p.
BAUCKE, O. Biologia e controle do serrador da acácia-negra. Porto Alegre: Sec. Neg. Agric. Ind. Com., 1958, 59p.
BUCK, P. Insetos criados em galhos cortados. Iheringia, Zoologia, Porto Alegre, n.4, p.3-7, 1957.
DeBACH, P. Biological control by natural enemies. Londron: Cambridge University Press, 1974. 298p.
IEDE, E. T. Alguns aspectos sobre espécies de insetos que ocorrem na bracatinga (Mimosa scabrella Benth.). In: SEMINÁRIO SOBRE ATUALIDADES E PERSPECTIVAS FLORESTAIS 4, 1981, Curitiba. Anais..., Curitiba: EMBRAPA/URPFCS, 1981. 198p. (EMBRAPA/URPFCS, Documentos, 5).
KIRCH, E. Estudo dos inimigos naturais de Oncideres impluviata (Germar, 1824) em Mimosa scabrella Benth. Curitiba, Univ. Fed. do Paraná, 1983. 63p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Santa Maria, 1983.
LINK, D., COSTA, E. C., AVAREZ, F., A. et al. Serrador: Levantamento de espécies, épocas de ocorrência e especificidade hospedeira. 2. Oncideres spp. e plantas hospedeiras. In: CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL, 5, 1984. Nova Prata – RS. Anais..., Nova Prata: Prefeitura Municipal, 1984. p.244-254.
ODUM, E. P. Fundamentals of ecology. 3ª ed. Philadelphia: W. B. Saunders Co., 1970. 574p.
SILVA, A. G. d’A., GONÇALVES, C. R., GALVÃO, D. M. et al. Quarto catálogo dos insetos que vivem nas Plantas do Brasil, seus parasitos e predadores. Rio de Janeiro, Min. Agric. Lab. Patologia Vegetal. 1968. Tomo 1.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.