Seleção precoce de progênies de <i>Pinus radiata </i>a <i>Sphaeropsis sapinea</i>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198050985734Schlagworte:
Pinus, resistência, seleçãoAbstract
http://dx.doi.org/10.5902/198050985734Sphaeropsis sapinea é um importante patógeno para Pinus radiata, causando seca de ponteiros e morte de árvores, em plantios comerciais. Este estudo teve como objetivo selecionar progênies de Pinus radiata resistentes ao patógeno. Mudas de 16 progênies de Pinus radiata foram inoculadas com três isolados monospóricos do patógeno, em condição de casa de vegetação. Foram avaliados o comprimento das lesões e o grau de secamento dos ponteiros. Os resultados indicaram que a metodologia de seleção precoce foi adequada para selecionar progênies de Pinus radiata resistentes ao Sphaeropsis sapinea. A herdabilidade média das progênies variou de acordo com o isolado testado e o critério de seleção utilizado.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.