Análise de regressão do perfil do fuste de <i>Corymbia citriodora</i> formado em área de Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.5902/1980509866721Palavras-chave:
multiprodutos da madeira, Biometria Florestal, modelos mistos, EucaliptoResumo
Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise de regressão do afilamento do fuste de Corymbia citriodora. Para isso, foram cubadas 24 árvores-amostra abatidas disponibilizando os dados necessários ao ajuste de 46 modelos de afilamento de efeito fixo (EF), os quais foram avaliados por meio de uma detalhada análise de regressão baseando-se nos critérios estatísticos: análise gráfica dos resíduos, erro padrão residual, coeficiente de determinação ajustado, delineamento em blocos casualizados no esquema de parcelas subdivididas com posterior aplicação do teste Dunnett, desvio absoluto médio, Raiz quadrada do erro médio, soma dos quadrados dos resíduos relativos, desvio padrão das diferenças, critério de informação de Akaike e soma de quadrados dos resíduos. O modelo EF que mais se sobressaiu, dentre os 46 avaliados, foi ajustado incluindo-se os efeitos aleatórios da classe diamétrica e da razão H/D (CHD), resultando em uma equação de efeito misto (EM). Com isso, as equações obtidas EF e EM foram avaliadas adotando-se, também, os critérios estatísticos referentes à significância da estimativa dos coeficientes de regressão, pressuposições da regressão quanto à normalidade, homoscedasticidade e independência de resíduos e teste da razão da máxima verossimilhança. Concluiu-se por um modelo de melhor desempenho que foi do tipo expoente-forma não linear com inclusão do efeito aleatório CHD, havendo expressiva superioridade tanto na precisão quanto na acurácia da equação EM frente a de EF.
Downloads
Referências
ALVES, J. A. et al. Avaliação de funções de afilamento de expoente-variável para árvores de Eucalyptus spp.Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 47, n. 121, p. 45-58, 2019.
ANDRADE, V.C.L.; FREITAS, B.C.; TERRA, D.L.C.V. Equações de perfil do tronco avaliados para Corymbia citriodora Hill & Johnson. Agrarian, Dourados, v.14, n.51, p. 82-94, 2021.
ANDRADE, V.C.L.; GAMA, R.C.; TERRA, D.L.C.V.Considerações sobre modelos de taper no brasil.Revista Científica Eletrônica de Engenharia Florestal da FAEF, Garça, v. 33, n. 1, p. 1-16, 2019.
ANDRADE, V.C.L. Modelos de taper do tipo expoente-forma para descrever o perfil do fuste de árvores. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 34, p. 271-283, 2014.
CERQUEIRA, C.L.et al. Funções deafilamento para eucalipto em sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Advances in Forestry Science, Cuiabá, v. 5, n. 4, p. 479-485, 2018.
MÔRA, R. Funções de afilamento de forma variável e modelagem de efeitos mistos em fustes de Pinus taeda e Eucalyptus saligna. 2015. 277 f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2015.
GOMES, F.P. Curso de estatística experimental. 15ª Ed. Piracicaba: FEALQ, 2009, 451p.
R Development Core Team (2015). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. ISBN 3-900051-07-0, URL http://www.R-project.org/.
SCOLFORO, J.R.S.; et al. Acuracidade de equações de afilamento para representar o perfil do fuste de Pinus elliottii. Cerne, Lavras, v. 4, n. 1, p. 100 - 122, 1998.
SEPLAN. Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública. Atlas do Tocantins: subsídios ao planejamento da gestão territorial. 6. ed. 80p. 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciência Florestal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.