Forma de tronco e sortimentos de madeira de <i>Eucalyptus grandis </i>Maiden para o estado do Rio Grande do Sul.
DOI:
https://doi.org/10.5902/19805098327Palavras-chave:
Taper, assortment, volume, Eucalyptus grandis.Resumo
No presente trabalho foi estudada a forma de tronco do Eucalyptus grandis Maiden para a determinação de volume e formação de sortimentos de madeira em duas classes: serraria, compreendendo toras com diâmetro na ponta fina superior a 30 cm com casca e com comprimentos de 4,20 m, 3,40 m e 2,60 m, priorizando a formação de sortimentos com o maior comprimento; indústria, para troncos ou porções deste com diâmetros entre 7 e 30 cm com casca. A forma de tronco foi ajustada por um polinômio do 5 grau, tendo como variável dependente os diâmetros relativos (di /d) e independente as alturas relativas (hi/h), apresentando bom ajuste e boa precisão estatística, permitindo estimar o volume absoluto e relativo dos sortimentos por integração da função de forma.
Downloads
Referências
HRADETZKY, J. Spline-Funktion und ihre Anwendung in der forstlichen Forschung. Fwcbl. v.100, p. 45-59. 1981.
JOKELA, P. R. Die Schaftformfunktion der Fichte und die Bestimung der Sortmentsanteile am Stehenden Stam. Zurich, Diss. d. ETH, 1974. (Tese de Dr.).
KOZAK, A., MUNRO, D.D., SMITH, J.H.G. Taper Function and their Aplications in Forest Inventory. For. Chron., v.45, n.4, p.278-283. 1969.
LEMOS, R. C.; AZOLIN, M. A. D.; ABRÃO, P. V. R. & SANTOS, N. C. L. Levantamento de reconhecimento dos solos do Estado do Rio Grande do Sul. Recife: Ministério da Agricultura, Departamento de Pesquisas Agropecuárias-Divisão de Pesquisas Pedológicas, 1973. 431p.
MORENO, J. A. Clima do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria da Agricultura-RS., 1961. 41p.
PRODAN, M. Holzmesslehre. Frankfurt am Main: J. D. Suaerlander's Verlag, 1965. 643p.
SCHNEIDER, P. R. Betriebswirtschaftliche und ertragskundliche Grundlagen der Forsteinrichtung in Südbrasilien am Beispiel von Pinus elliottii. Freiburg: Diss. der Albert-Ludwigs-Universität. Freiburg, 1984. 190p. (Tese de Dr.).
SCHNEIDER, P. R. Introdução ao Manejo Florestal. Santa Maira: UFSM/CEPEF/ FATEC, 348p. 1993.
SPURR, S. H. Forest Inventory. New York:The Ronald Press Company, 1952. 476p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.