Projeto de extensão prática corporal em dança flamenca
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40627Palavras-chave:
Flamenco, Dança, Consciência CorporalResumo
O Projeto de Extensão “Prática corporal em dança flamenca: o espaço relacional de um corpo sensível” apresenta à comunidade de Cachoeira do Sul-RS bases de consciência corporal, movimentação, expressão e interpretação através do aprendizado e conhecimento da cultura e dança flamenca. O flamenco é reconhecido pela UNESCO desde 2010 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e é uma expressão artística resultante da união entre cante, toque musical e movimentação corporal, sendo uma da arte complexa que deve ser entendida a partir do conjunto desses elementos. Essa composição tem como objetivo a narrativa de alguma história (cantada na música) e expressão dos sentimentos que essa história traz (como por exemplo tristeza, alegria ou pesar). O projeto conta com a participação da comunidade acadêmica e geral da cidade de Cachoeira do Sul, desenvolvendo a expressão e consciência corporal, combatendo o sedentarismo, trazendo qualidade de vida aos participantes, melhorando a postura e autoestima, propondo desafios e trabalho em equipe. O público alvo do projeto é composto de adultos e jovens de todos os gêneros, propondo a interação e aprendizado entre diferentes públicos. A arte é de todos e para todos, e a disseminação de diferentes culturas contribui positivamente para a formação cidadã.
Downloads
Referências
BERTAZZO, I. Corpo Vivo: Reeducação do Movimento. 2st ed. São Paulo: SESC, 2015.
BIGLIONE, VA. Uma Análise da Cena de Dança Flamenca em São Paulo: contextos e processos artísticos [monography]. São Paulo: Comunicação das Artes do Corpo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2018.
CANARIM, S de R. Israel Galván: Poética em Metamorfose. [dissertation]. Porto Alegre: Instituto de Artes/Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2017.
DUARTE, G de O; SILVA, MR da, organizers. Qual a sua dança? Dança para crianças e adolescentes. 1st ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE e UAB, 2017.
ESTEVES, B. Dança Flamenca: Corpo, Técnica e Estética [monography]. Natal: Departamento de Artes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2013.
FLAMENCOPOLIS [Internet]. Faustino Nuñez, 2011. [cited 2019 Ago 18]. Available from: http://www.flamencopolis.com.
LABAN, R. El domínio del movimiento. Cuello JB translator. Editoral Fundamentos: Madrid, 2006.
LACOMBE, P. Consciência corporal: o que é e como ela influencia nosso dia a dia [Internet]. Campinas: Instituto Patrícia Lacombe; 2018 Set 24 [cited 2018 ago 18]. Available from: http://patricialacombe.com.br/bog/consciencia-orporal-o-que-e-e-como-ela-influencia-nosso-di-a-dia/.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 2 st ed. Martins Fontes: São Paulo, 1999.
RUNWAY D. Entenda o que é consciência corporal e como ela ajuda no dia a dia [Internet]. 2018 mar 21 [cited 2018 ago 18]. Available from: https://blog.runway.com.br/entenda-o-que-e-consiencia-corporal-e-como-ela-influencia-nosso-dia-a-dia/.
ZANIN, FC. O violão flamenco e as formas musicais flamencas. R.cient./FAP, 2008;3(jan/dez):123-152. Available from: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1630.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.