Desenvolvimento de jogos educativos implementados em Arcades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40644

Palavras-chave:

Programação, Lógica, Reciclagem

Resumo

O ensino de disciplinas relacionadas à programação e lógica apresentam uma série de desafios evidenciados por trabalhos recentes na área de informática na educação, principalmente relacionados a dificuldade dos alunos na associação de questões lógicas nas disciplinas iniciais de programação e dificuldade na aplicação de conceitos relacionados a estas disciplinas em problemas de outras áreas do conhecimento. Tal característica é intrínseca à área de computação, que é constantemente aplicada com outras disciplinas para a resolução de problemas. Este trabalho apresenta o processo reciclagem de componentes provenientes de máquinas caça-níquel para a construção de jogos com foco na aprendizagem de lógica e algoritmos. Através deste processo foram criadas máquinas que suportam jogos educacionais. A aplicação destes jogos será realizada em oficinas em escolas e na própria UFSM, campus Cachoeira do Sul.

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Biografia do Autor

Luan Willig Silveira, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC), Cachoeira do Sul, Brasil

Diones de Vargas Dutra, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC), Cachoeira do Sul, Brasil

Pedro Henrique Unterberger da Costa, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC), Cachoeira do Sul, Brasil

Vinícius Maran, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Universidade Federal de Santa Maria – Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC), Cachoeira do Sul, Brasil

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Publicado

2020-02-07

Como Citar

Silveira, L. W., Dutra, D. de V., Costa, P. H. U. da, & Maran, V. (2020). Desenvolvimento de jogos educativos implementados em Arcades. Ciência E Natura, 42, e40. https://doi.org/10.5902/2179460X40644

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