Desenvolvimento de uma embalagem para transporte de helicoides
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40626Palavras-chave:
Transporte, Embalagem, HelicoidesResumo
Para facilitar o transporte e o armazenamento dos produtos, a embalagem tem papel fundamental. O presente artigo refere-se ao desenvolvimento de um projeto, o qual teve como objetivo o desenvolvimento de uma embalagem para transporte de peças pesadas do setor agrícola, esp ecialmente para helicoides utilizados em colheitadeiras, a fim de otimizar o tempo de carga e descarga, considerando aspectos de proteção durante o transporte e confiabilidade na entrega. O presente trabalho foi realizado a partir do levantamento dos requisitos dos clientes e, posteriormente, foram pond erados e hierarquizados através da ferramenta quality function deployment. A partir do grau de importância dos requisitos dos clientes, foram elaborados os requisitos do projeto com contribuições de especialistas. Em seguida, a estrutura conceitual do produto foi desenvolvida. A partir das funçõe s principais, foram definidas funções secundárias para então criar concepções da embalagem, onde foram apresentadas duas combinações de possíveis soluções, uma uti lizando a madeira como matéria prima principal e a outra feita através de plástico rotomoldad o. O projeto foi detalhado e o protótipo da embalagem de madeira foi criado considerando-se, também, os custos.
Downloads
Referências
ADLMAIER, D.; SELLITTO, M.A. Embalagens retornáveis para transporte de bens manufaturados: um estudo de caso em logística reversa. Produção, vol.17 no.2 São Paulo May/Aug. 2007.
CARNEVALLI, J. A.; SASSI, A. C.; MIGUEL, P. A. C. et al. Aplicação do QFD no desenvolvimento de produtos:
levantamento sobre seu uso e perspectivas para pesquisas futuras. Gestão & Produção, v. 11, n. 1, p. 33–49, 2004.
EUROPEAN PHARMACOPOEIA. Strasbourg: Council of Europe, p. 301-17, 2005.
FREITAS, F.L.; FERREIRA, M.P.; MATSUO, T.K.; FORCELLINI, F.A.; OROFINO, M.A.R. Processo de desenvolvimento de produto: aplicação em um Projeto de p&d dentro do programa aneel. XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de empresas; Belém, Pará, 2014.
INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATISTICA APLICA (IPEA). Agricultura: evolução e importância para a balança comercial brasileira. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.- Brasília : Rio de Janeiro, 2014.
LAUTENSCHLAGER, B. I. Avaliação de embalagem de consumo com base nos requisitos ergonômicos informacionais.
Dissertação (Mestrado em Física) - UFSC, 2001.
MARINI, V.; ROMANO, L. Influencing factors in agricultural machinery design. Product: Management & Development, v.
, n. 2, p. 111–130, 2009.
MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA). Projeções do Agronegócio Mundial e Brasil 2006/2007 a 2017/2018. 2004 [cited 2019 AGO 11]. Available from: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/politica- agricola/todas-publicacoes-de-politica-agricola/projecoes-do-agronegocio.
MONTOYA, M. A. O agronegócio no Mercosul: dimensão econômica, desenvolvimento industrial e interdependência estrutural na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Revista Brasileira de Economia; vol.56 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2002.
MORALES, S. R.; MORABITO, R.; WIDMER, J. A. Otimização do carregamento de produtos paletizados em caminhões. Gestão & Produção, v. 4, n. 2, p. 234–250, 1997.
NOGUEIRA, J.G.; DE ABREU, J. A.P.; PAIXÃO, C.H.S.; OLIVIERA, R.C. A embalagem como componente estratégico do marketing para lançamento do produto. CPMARK, Caderno Profissional de Marketing – UNIMEP, v.3, n.1, 2015.
POLI, G.; PUREZA, V. Um algoritmo de busca tabu para o carregamento de contêineres com caixas idênticas. Gestão & Produção, v. 19, n. 2, p. 323–326, 2012.
ROMEIRO, E.; FERREIRA, C. V.; MIGUEL, P. A. C.; et al., Projeto do Produto. 1 ed. São Paulo: Campus, 2009.
ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F. A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J. C.; SILVA, S. L.; ALLIPRANDINI, D.H.;
SCALICE, R. K. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: Uma referência para a melhoria do produto. São Paulo: Editora
Saraiva, 2006.
SALES, A.M.G.; NAVEIRO, R.M. Modelo de processo de desenvolvimento de produtos e ciclo de vida de projetos do guia pmbok - uma análise comparativa. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, São Carlos, Sãao Paulo, 2010.
SCHIMMELFENIG, C.; SANTOS, D.; BERNIERI, E. Inovação de embalagens. Revista de Administração e Ciências
Contábeis do IDEAU, v. 4, n. 9, p. 1–15, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.