O papel das tecnologias digitais na educação financeira de futuros professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40414

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Educação Financeira, Educação Matemática

Resumo

Este artigo traz uma discussão vinculada ao desenvolvimento de uma pesquisa de doutorado, que tem por objetivos conhecer os espaços da Educação Financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática, oferecidos por uma instituição pública federal de São Paulo e buscar direcionamentos para a sua promoção, nesses ambientes. Trata-se uma pesquisa qualitativa, cuja produção de dados se deu através de pesquisa documental, entrevistas e, em especial, o engajamento de um grupo de formadores de professores, através de uma prática de trabalho colaborativo. O grupo se reuniu durante o ano de 2018 em um ambiente virtual, para dividir experiências, compartilhar saberes e ampliar compreensões sobre como promover a Educação Financeira nos cursos de formação inicial. Na primeira fase de investigação foram analisados os planos de ensino de disciplinas voltadas à educação Financeira dos licenciandos. A presença das tecnologias digitais foi observada em alguns casos e, mais tarde, debatida no âmbito do grupo de formadores. Compartilhamos aqui o que os dados produzidos trazem sobre o papel dessas tecnologias na formação para uma Educação Financeira dos futuros professores de Matemática, em diálogo com as contribuições das pesquisas em Educação Matemática e Tecnologias Digitais.

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Biografia do Autor

Ana Karina Cancian Baroni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Rio Claro, SP Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Capivari, SP

Doturanda em Educação Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP Rio Claro.

Profa. EBTT, Matemática, IFSP Capivari.

Marcus Vinícius Maltempi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP

Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2020-09-03

Como Citar

Baroni, A. K. C., & Maltempi, M. V. (2020). O papel das tecnologias digitais na educação financeira de futuros professores de matemática. Ciência E Natura, 42, e16. https://doi.org/10.5902/2179460X40414

Edição

Seção

40 ANOS - Edição especial de aniversário