Esquemas cognitivos apresentados por estudantes universitários na resolução de problemas interdisciplinares de cálculo e física
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X85704Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Integral, Teoria APOSResumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os esquemas cognitivos associados ao conceito de integral apresentados por estudantes universitários na resolução de problemas interdisciplinares de Cálculo e Física. Tendo a teoria APOS como suporte teórico, estabelecemos a decomposição genética do conceito de integral e selecionamos quatro problemas que envolvem conceitos da Física e que são resolvidos utilizando os esquemas do conceito de integral. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido junto a 30 estudantes de um curso de Engenharia, de uma instituição pública federal de ensino superior. Os dados foram coletados por meio da produção escrita dos estudantes na resolução dos problemas propostos e, analisados seguindo as construções e os mecanismos mentais estabelecidos de acordo com a teoria APOS, e apresentados, pelos estudantes na resolução dos problemas. Dos principais resultados obtidos, evidenciamos que foi fundamental a utilização de problemas interdisciplinares do Cálculo com a Física para a construção de esquemas cognitivos sobre a integral pela maioria dos estudantes. Isto trouxe motivação e interesse aos estudantes, um fator que provavelmente contribuiu para o desenvolvimento dos mecanismos mentais que possibilitou a construção dos conceitos.
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