Modelagem da previsão de eventos de derramamento de óleo vegetal no Porto de Paranaguá, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X74957

Palavras-chave:

Modelo de previsão, Derrames de óleo, Telemac-3d, ECOS, Python, Óleo de soja

Resumo

O Porto de Paranaguá é o principal porto brasileiro para as exportações de óleo de soja, respondendo por quase 70% de todos os embarques em 2021. Embora menos comuns do que os derrames de óleo mineral, os derrames de óleo vegetal podem ter efeitos ambientais igualmente devastadores. Esse risco reforça a necessidade de planejamento e gestão eficazes das atividades que envolvem o manuseio de óleos vegetais na região. Para atender a essa necessidade, este estudo objetivou descrever o comportamento de derramamentos de óleo de soja no complexo estuarino de Paranaguá frente a uma abordagem de modelagem em modo de precisão. O sistema utiliza o sistema de modelagem numérica tridimensional openTELEMAC-MASCARET para resolver equações do movimento, acoplando o módulo hidrodinâmico (Telemac-3d) com o módulo de óleo (ECOS). O sistema é automatizado por meio de rotinas computacionais escritas em Python e na linguagem de comando bash, permitindo que os usuários iniciem simulações e gerem mapas de dispersão para rastrear o óleo de soja em cenários hipotéticos de derramamento. Os resultados do processamento foram satisfatórios, demonstrando o potencial desta ferramenta em contribuir para a minimização dos impactos do derramamento de óleo de soja na Baía de Paranaguá. Este sistema pode apoiar uma melhor tomada de decisão nos esforços de resposta, reduzir os danos ambientais e aumentar a proteção dos ecossistemas locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Estudante de Oceanografia na Universidade do Paraná, atuei como membro de empresa Júnior entre os anos de 2018 e 2020 e como estagiário na área de oceanografia na empresa MTCN entre maio de 2021 e maio de 2022. Atualmente desenvolvo a segunda iniciação científica voltada para a modelagem hidrodinâmica de ambientes costeiros.

Eduardo de Paula Kirinus, Universidade Federal do Paraná

Oceanólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande e mestre em Modelagem Computacional, Doutor em Oceanografia Física, Química e Geológica da FURG. Realizou Pós-Doutorando (PNPD-Capes) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica da FURG, com a temática de energias renováveis. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná, lotado no campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar (CEM). Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica da FURG.

Referências

ABIOVE (2022). Relatório de exportações – complexo soja e milho.

ANA (2018). Hidroweb: Sistemas de informações hidrológicas. URL https://www.snirh.gov.br/

hidroweb-mobile/mapa.

CEDRE (2014). Vegetable oil spills at sea. URL https://wwz.cedre.fr/en/Resources/Publications/

Operational-Guides/Vegetable-Oil.

CONAB (2022). Acompanhamento da safra brasileira - 10º levantamento. URL https://www.conab.

gov.br/info-agro/safras/graos/boletim-da-safra-de-graos/item/download/43195_

b01240feea94340214d6c9e37afa.

Hervouet, J. (2007). Hydrodynamics of Free Surface Flows. Wiley.

IAP (2012). Plano de manejo do parque estadual da ilha do mel.

Kolokoussis, P., Karathanassi, V. (2018). Oil spill detection and mapping using sentinel 2 imagery. Journal of Marine Science and Engineering, 6(1), 4.

Lana, P. C., Marone, E., Lopes, R. M., Machado, E. C. (2001). The subtropical estuarine complex of paranaguá bay, brazil.

MANTOVANELLI, A. (1999). Caracterização da dinâmica hídrica e do material particulado em suspensão na baia de Paranaguá e em sua bacia de drenagem.

Marone, E., Jamiyanaa, D. (1997). Tidal characteristics and a numerical model for the m 2 tide at the estuarine complex of the bay of Paranaguá, Paraná, Brazil. Nerítica, 11, 95–107.

Marques, W., Stringari, C., Kirinus, E., Möller, O., Toldo, E., Andrade, M. (2017). Numerical modeling of the tramandaí beach oil spill, brazil—case study for january 2012 event. Applied Ocean Research, 65, 178–191.

Marques, W. C., Stringari, C. E., Mello, L. F. (2013). Ecos - easy coupling oil system.

Mudge, S. M. (1995). Deleterious effects from accidental spillages of vegetable oils. Spill Science & Technology Bulletin, 2, 187–191.

Oliveira, E., Dourado, M. (2010). Caracterização sazonal do vento na baía de paranaguá-pr.

Rigger, D. (1997). Edible oils: Are they really that different?

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Schmidt, L. G., & Kirinus, E. de P. (2023). Modelagem da previsão de eventos de derramamento de óleo vegetal no Porto de Paranaguá, Brasil. Ciência E Natura, 45(esp. 3), e74957. https://doi.org/10.5902/2179460X74957