Modelagem da previsão de eventos de derramamento de óleo vegetal no Porto de Paranaguá, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X74957Palavras-chave:
Modelo de previsão, Derrames de óleo, Telemac-3d, ECOS, Python, Óleo de sojaResumo
O Porto de Paranaguá é o principal porto brasileiro para as exportações de óleo de soja, respondendo por quase 70% de todos os embarques em 2021. Embora menos comuns do que os derrames de óleo mineral, os derrames de óleo vegetal podem ter efeitos ambientais igualmente devastadores. Esse risco reforça a necessidade de planejamento e gestão eficazes das atividades que envolvem o manuseio de óleos vegetais na região. Para atender a essa necessidade, este estudo objetivou descrever o comportamento de derramamentos de óleo de soja no complexo estuarino de Paranaguá frente a uma abordagem de modelagem em modo de precisão. O sistema utiliza o sistema de modelagem numérica tridimensional openTELEMAC-MASCARET para resolver equações do movimento, acoplando o módulo hidrodinâmico (Telemac-3d) com o módulo de óleo (ECOS). O sistema é automatizado por meio de rotinas computacionais escritas em Python e na linguagem de comando bash, permitindo que os usuários iniciem simulações e gerem mapas de dispersão para rastrear o óleo de soja em cenários hipotéticos de derramamento. Os resultados do processamento foram satisfatórios, demonstrando o potencial desta ferramenta em contribuir para a minimização dos impactos do derramamento de óleo de soja na Baía de Paranaguá. Este sistema pode apoiar uma melhor tomada de decisão nos esforços de resposta, reduzir os danos ambientais e aumentar a proteção dos ecossistemas locais.
Downloads
Referências
ABIOVE (2022). Relatório de exportações – complexo soja e milho.
ANA (2018). Hidroweb: Sistemas de informações hidrológicas. URL https://www.snirh.gov.br/
hidroweb-mobile/mapa.
CEDRE (2014). Vegetable oil spills at sea. URL https://wwz.cedre.fr/en/Resources/Publications/
Operational-Guides/Vegetable-Oil.
CONAB (2022). Acompanhamento da safra brasileira - 10º levantamento. URL https://www.conab.
gov.br/info-agro/safras/graos/boletim-da-safra-de-graos/item/download/43195_
b01240feea94340214d6c9e37afa.
Hervouet, J. (2007). Hydrodynamics of Free Surface Flows. Wiley.
IAP (2012). Plano de manejo do parque estadual da ilha do mel.
Kolokoussis, P., Karathanassi, V. (2018). Oil spill detection and mapping using sentinel 2 imagery. Journal of Marine Science and Engineering, 6(1), 4.
Lana, P. C., Marone, E., Lopes, R. M., Machado, E. C. (2001). The subtropical estuarine complex of paranaguá bay, brazil.
MANTOVANELLI, A. (1999). Caracterização da dinâmica hídrica e do material particulado em suspensão na baia de Paranaguá e em sua bacia de drenagem.
Marone, E., Jamiyanaa, D. (1997). Tidal characteristics and a numerical model for the m 2 tide at the estuarine complex of the bay of Paranaguá, Paraná, Brazil. Nerítica, 11, 95–107.
Marques, W., Stringari, C., Kirinus, E., Möller, O., Toldo, E., Andrade, M. (2017). Numerical modeling of the tramandaí beach oil spill, brazil—case study for january 2012 event. Applied Ocean Research, 65, 178–191.
Marques, W. C., Stringari, C. E., Mello, L. F. (2013). Ecos - easy coupling oil system.
Mudge, S. M. (1995). Deleterious effects from accidental spillages of vegetable oils. Spill Science & Technology Bulletin, 2, 187–191.
Oliveira, E., Dourado, M. (2010). Caracterização sazonal do vento na baía de paranaguá-pr.
Rigger, D. (1997). Edible oils: Are they really that different?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência e Natura
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.