Obtenção dos elementos do Triˆangulo de Pascal por uma nova relação de recursividade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X74096Palavras-chave:
Triângulo de Pascal, Triângulo aritmético, Recursividade, Equações de diferençasResumo
O Triângulo de Pascal trata-se de um arranjo numérico, construído a partir de números binomiais que recebeu o nome do matemático francês Blaise Pascal devido ao estudo e desenvolvimento mais específico, embora já tivesse sido observado por diversos outros autores, como Yang Hui e Michel Stifel. Cabe ressaltar que, embora o triângulo seja inserido apenas no Ensino Médio, diversas possíveis aplicações podem ser vistas já no Ensino Fundamental. A análise e desenvolvimento desses arranjos
O Triângulo de Pascal trata-se de um arranjo numérico, construído a partir de números binomiais e embora seja inserido apenas no Ensino Médio, diversas possíveis aplicações podem ser vistas já no Ensino Fundamental. A análise e desenvolvimento desses arranjos promovem ao estudante competências que envolvem o raciocínio crítico e lógico-matemático, indo ao encontro com as colocações da Base Nacional Comum Curricular. Neste sentido, o presente artigo promoveu um estudo detalhado do Triângulo de Pascal, indicando, além das ferramentas já conhecidas, uma nova relação de recursividade que permite a obtenção de elementos do triângulo apenas com operações elementares,sem uso de análise combinatória. Essa nova relação também foi inserida no contexto das equações dediferenças, tratando-se da equação de diferenças linear homogênea de primeira ordem que possui como solução a própria equação da combinação simples. Embora a equação recursiva tenha a limitação da dependência do elemento anterior ao que se deseja calcular, o seu uso permite inúmeras possibilidades no ensino e neste sentido algumas aplicações foram evidenciadas.
Downloads
Referências
Affonso, A. (2014). O triˆangulo de Pascal e o Binˆomio de Newton. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UFF, Niter´oi, RJ, Brasil.
Bloch, E. D. (2011). The Real Numbers and Real Analysis. Springer.
Boyer, C. B. (1996). Hist´oria da matem´atica. Editora Blucher, 3 edition.
Brasil (2002). PCN+ Ensino M´edio: orientac¸ ˜oes educacionais complementares aos Parˆametros Curriculares Nacionais. Ciˆencias da Natureza, Matem´atica e suas Tecnologias. Bras´ılia.
Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular. Bras´ılia: Minist´erio da Educac¸ ˜ao.
Cutland, N. (1980). Computability: an introduction to recursive function theory. Cambridge University Press.
Davis, T. (2010). Exploring pascal’s triangle. In Mathematical Circles Topics.
Elaydi, S. (2005). Introduction to Difference Equations. Springer.
Fossa, J. A. (2017). Aleae interruptar: uma curiosa aplicac¸ ˜ao do triˆangulo de pascal. Boletim Cearense de Educac¸ ˜ao e Hist´oria da Matem´atica, 4(11):22–34.
Lima, E. L., Carvalho, P. C. P., Wagner, E., & Morgado, A. C. (2004). A Matem´atica do Ensino M´edio volume 2. Sociedade Brasileira de Matem´atica.
Lins, R. C. & Gimenez, J. (1997). Perspectivas em Aritm´etica e ´Álgebra para o s´eculo XXI. Papirus.
Lopes, M. S. & Carneiro, R. S. (2020). Triˆangulo de pascal: breve hist´oria e uma proposta did´atica para o ensino. Revista Eletrˆonica Matem´atica e Estat´ıstica em Foco, 7(1):75–97.
Marques, F. S. (2022). Recursividade em pr´aticas educativas investigativas: significados produzidos por participantes de um processo de formaç˜ao de professores de matem´atica. (programa de p´os-graduação em educação em ciˆencias e matem´atica), IFES, Vila Velha, ES, Brasil.
Morgado, A. C., Carvalho, J. B. P., & Fernandez, P. (2020). A´alise combinat´oria e probabilidade. Editora SBM, 11 edition.
Rosadas, V. D. S. (2016). Triˆangulo de Pascal: curiosidades e aplicac¸ ˜oes na escola b´asica. (mestrado em matem´atica), PUC-RJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Santiago, T. P. (2016). Triˆangulo de Pascal: aplicac¸ ˜oes no ensino fundamental e m´edio. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UFBA, Salvador, BA, Brasil.
Santos, N. L. P. (2017). O misterioso e enigm´atico mundo de Pascal e Fibonacci. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UNESP, S˜ao Jos´e do Rio Preto, SP, Brasil.
Silva, M. O. (2015). Do triˆangulo `a pirˆamide de Pascal. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UESC, Ilh´eus, BA, Brasil.
Snustad, D. P. & Simmons, M. J. (2008). Fundamentos de Gen´etica. Guanabara, 4 edition.
Souza, C. M. (2021). Simetrias no Triˆangulo de Pascal. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UFSJ, S˜ao Jo˜ao Del Rei, MG, Brasil.
Souza, C. M. (2022). Triˆangulo de Pascal e An´alise Combinat´oria: observando padr˜oes e fazendo conjecturas. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UFF, Niter´oi, RJ, Brasil.
Souza, C. R. (2019). Os livros did´aticos de Matem´atica, a variedade de problemas propostos e o Binˆomio de Newton. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UTFPR, Pato Branco, PR, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência e Natura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.