Obtenção dos elementos do Triˆangulo de Pascal por uma nova relação de recursividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X74096

Palavras-chave:

Triângulo de Pascal, Triângulo aritmético, Recursividade, Equações de diferenças

Resumo

O Triângulo de Pascal trata-se de um arranjo numérico, construído a partir de números binomiais que recebeu o nome do matemático francês Blaise Pascal devido ao estudo e desenvolvimento mais específico, embora já tivesse sido observado por diversos outros autores, como Yang Hui e Michel Stifel. Cabe ressaltar que, embora o triângulo seja inserido apenas no Ensino Médio, diversas possíveis aplicações podem ser vistas já no Ensino Fundamental. A análise e desenvolvimento desses arranjos
O Triângulo de Pascal trata-se de um arranjo numérico, construído a partir de números binomiais e embora seja inserido apenas no Ensino Médio, diversas possíveis aplicações podem ser vistas já no Ensino Fundamental. A análise e desenvolvimento desses arranjos promovem ao estudante competências que envolvem o raciocínio crítico e lógico-matemático, indo ao encontro com as colocações da Base Nacional Comum Curricular. Neste sentido, o presente artigo promoveu um estudo detalhado do Triângulo de Pascal, indicando, além das ferramentas já conhecidas, uma nova relação de recursividade que permite a obtenção de elementos do triângulo apenas com operações elementares,sem uso de análise combinatória. Essa nova relação também foi inserida no contexto das equações dediferenças, tratando-se da equação de diferenças linear homogênea de primeira ordem que possui como solução a própria equação da combinação simples. Embora a equação recursiva tenha a limitação da dependência do elemento anterior ao que se deseja calcular, o seu uso permite inúmeras possibilidades no ensino e neste sentido algumas aplicações foram evidenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Luca, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Bacharel em Engenharia Civil.

Vinicius Freitas de Oliveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Matemática, licenciado em Matemática e em Pedagogia e bacharel em Engenharia Civil. Professor no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP, campus Engenheiro Coelho) para os cursos de Farmácia, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Referências

Affonso, A. (2014). O triˆangulo de Pascal e o Binˆomio de Newton. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UFF, Niter´oi, RJ, Brasil.

Bloch, E. D. (2011). The Real Numbers and Real Analysis. Springer.

Boyer, C. B. (1996). Hist´oria da matem´atica. Editora Blucher, 3 edition.

Brasil (2002). PCN+ Ensino M´edio: orientac¸ ˜oes educacionais complementares aos Parˆametros Curriculares Nacionais. Ciˆencias da Natureza, Matem´atica e suas Tecnologias. Bras´ılia.

Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular. Bras´ılia: Minist´erio da Educac¸ ˜ao.

Cutland, N. (1980). Computability: an introduction to recursive function theory. Cambridge University Press.

Davis, T. (2010). Exploring pascal’s triangle. In Mathematical Circles Topics.

Elaydi, S. (2005). Introduction to Difference Equations. Springer.

Fossa, J. A. (2017). Aleae interruptar: uma curiosa aplicac¸ ˜ao do triˆangulo de pascal. Boletim Cearense de Educac¸ ˜ao e Hist´oria da Matem´atica, 4(11):22–34.

Lima, E. L., Carvalho, P. C. P., Wagner, E., & Morgado, A. C. (2004). A Matem´atica do Ensino M´edio volume 2. Sociedade Brasileira de Matem´atica.

Lins, R. C. & Gimenez, J. (1997). Perspectivas em Aritm´etica e ´Álgebra para o s´eculo XXI. Papirus.

Lopes, M. S. & Carneiro, R. S. (2020). Triˆangulo de pascal: breve hist´oria e uma proposta did´atica para o ensino. Revista Eletrˆonica Matem´atica e Estat´ıstica em Foco, 7(1):75–97.

Marques, F. S. (2022). Recursividade em pr´aticas educativas investigativas: significados produzidos por participantes de um processo de formaç˜ao de professores de matem´atica. (programa de p´os-graduação em educação em ciˆencias e matem´atica), IFES, Vila Velha, ES, Brasil.

Morgado, A. C., Carvalho, J. B. P., & Fernandez, P. (2020). A´alise combinat´oria e probabilidade. Editora SBM, 11 edition.

Rosadas, V. D. S. (2016). Triˆangulo de Pascal: curiosidades e aplicac¸ ˜oes na escola b´asica. (mestrado em matem´atica), PUC-RJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Santiago, T. P. (2016). Triˆangulo de Pascal: aplicac¸ ˜oes no ensino fundamental e m´edio. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UFBA, Salvador, BA, Brasil.

Santos, N. L. P. (2017). O misterioso e enigm´atico mundo de Pascal e Fibonacci. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UNESP, S˜ao Jos´e do Rio Preto, SP, Brasil.

Silva, M. O. (2015). Do triˆangulo `a pirˆamide de Pascal. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UESC, Ilh´eus, BA, Brasil.

Snustad, D. P. & Simmons, M. J. (2008). Fundamentos de Gen´etica. Guanabara, 4 edition.

Souza, C. M. (2021). Simetrias no Triˆangulo de Pascal. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UFSJ, S˜ao Jo˜ao Del Rei, MG, Brasil.

Souza, C. M. (2022). Triˆangulo de Pascal e An´alise Combinat´oria: observando padr˜oes e fazendo conjecturas. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UFF, Niter´oi, RJ, Brasil.

Souza, C. R. (2019). Os livros did´aticos de Matem´atica, a variedade de problemas propostos e o Binˆomio de Newton. (mestrado profissional em matem´atica em rede nacional), UTFPR, Pato Branco, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Luca, B., & Oliveira, V. F. de. (2024). Obtenção dos elementos do Triˆangulo de Pascal por uma nova relação de recursividade. Ciência E Natura, 46. https://doi.org/10.5902/2179460X74096

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)