A transposição museográfica da exposição no aquário Água Branca, São Paulo - Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X73890

Palavras-chave:

Peixe, Museologia, Mapa conceitual

Resumo

Os aquários públicos e privados são importantes ferramentas educacionais. No entanto, suas exposições são frequentemente caracterizadas por informações desconexas e desorganizadas, dificultando ao público a compreensão de aspectos fundamentais de determinadas espécies, bem como de todo o seu contexto ecológico. Com isso em mente, o presente estudo teve como objetivo analisar os processos de transposição museográfica ocorridos no Aquário da Água Branca envolvendo conhecimentos relacionados à sustentabilidade da pesca e da aquicultura. Para isso, foram levantados os arquivos das espécies e o conteúdo dos painéis informativos presentes no Aquário da Água Branca. Com esses dados, foi possível gerar um mapa conceitual composto pelas informações obtidas na forma de palavras-chave. Esse mapa conceitual, juntamente com os produtos dele derivados, constitui a base para a modernização das exposições apresentadas no Aquário da Água Branca para todo o conteúdo abordado na exposição e o conhecimento relacionado ao meio ambiente, à pesca e à aquicultura. Essa modernização tornará o Aquário da Água Branca um espaço mais dinâmico para a disseminação do conhecimento, proporcionando conhecimento científico de forma mais didática, porém de fácil compreensão.

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Biografia do Autor

Gabriela de Oliveira Pereira, Instituto de Pesca

Participa como mestranda no curso stricto sensu de Pesca e Aquicultura no Programa de Pós Graduação do Instituto de Pesca (2022), formada em Ciências Biológicas (2020) e em Design Gráfico (2022). Atualmente, realiza a pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Centro Universitário Internacional (2022-2023). Participou como bolsista de Iniciação Científica no Instituto de Pesca de 2020 á 2023, desenvolvendo projetos de divulgação cultural-científica no meio digital e atuando como Analista de Comunicação no Núcleo de Comunicação na mesma instituição, Pretende exercer função na área de divulgação científica e educação ambiental. Com os conhecimentos na área de design, vislumbra a possibilidade de desenvolver a comunicação e o ensino de forma mais efetiva, com a divulgação do conhecimento não se limitando só aos ensinos orais e textuais, mas se expandindo por outros meios de comunicação por meio da tecnologia, como ilustrações, vídeos e gamificações.

Gabriela Isabel da Silva de Souza, Instituto de Pesca

Gabriela Souza é graduada em Letras com ênfase em Língua Portuguesa/Literatura/Semiótica (UGF); especializada em Design Instrucional (UNIFEI), Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ) e Gestão de Educação a distância (UFF). Possui ainda formação nas áreas de Administração de Empresas; Desenvolvimento Humano, Comunicacional e Educacional, atuando nos segmentos da Educação Básica, Corporativa, Inclusiva e Tecnológica; Comunicação Institucional; Gestão de Projetos, Pessoas e Processos; Universidades Corporativas. Atua há mais de 30 anos em pequenas e renomadas empresas, tendo ocupado cargos de Revisora, Redatora e Curadora de conteúdos e materiais instrucionais; Docente e Instrutora; Designer Instrucional; Coordenadora de Universidade Corporativa; Gerente de Qualidade e de Projetos; Orientadora, Consultora e Coordenadora de equipes de diferentes segmentos dos mercados corporativo e educacional. A atuação em funções multidisciplinares oportunizaram o desenvolvimento de competências técnico-comportamentais, destacando-se pelo comprometimento com suas responsabilidades e o zelo pela qualidade de produtos e serviços. Suas palavras de ordem são ética, humanização, comprometimento e melhoria contínua. Atualmente é Diretora do Núcleo de Comunicação Científica do Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e proprietária da ME Sophis Educação & Negócios, por onde presta serviços autônomos de Consultoria, Mentoria e Tutoria nas áreas de Educação Corporativa e Tecnológica, Design Instrucional, Redação e Curadoria de conteúdo.

Vander Bruno dos Santos, Instituto de Pesca

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2002), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado (2007) pela mesma universidade na área de Produção Animal. Possui especialização em Questão Ambiental pela UNESP de Presidente Prudente (2009). Em 2010 realizou Pós-doutoramento em biologia celular e estrutural na Unesp de Botucatu. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Piscicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduo agrícola, crescimento animal, crescimento compensatório, crescimento tecidual, fibras musculares, adipócitos, tilápia, pacu, piracanjuba, carpas, morfometria, alometria, composição química e expressão de fatores regulatórios miogênicos.

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Pereira, G. de O., Souza, G. I. da S. de, & Santos, V. B. dos. (2024). A transposição museográfica da exposição no aquário Água Branca, São Paulo - Brasil. Ciência E Natura, 46, e73890. https://doi.org/10.5902/2179460X73890

Edição

Seção

Meio Ambiente