Jardim sensorial do Espaço de Convivência com o Ambiente Semiárido (e-CASA) como ferramenta para o ensino de botânica no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X67340

Palavras-chave:

Experiência sensorial, Espaço educador, Projeto socioambiental

Resumo

O presente estudo trata-se de uma atividade realizada no jardim sensorial (J.S.), que integra o Espaço de Convivência com o Ambiente Semiárido - e-CASA, lócus de realização das ações do Programa de Extensão: Educação agroecológica e ambiental: diálogos entre universidade e escola para a convivência com o semiárido. O referido jardim visa a proporcionar experiências sensoriais aos visitantes, por meio do contato com as plantas, podendo ser utilizado como recurso para fins científicos e didáticos. Com o objetivo de verificar a efetividade de atividades desenvolvidas no J.S. do e-CASA, como ferramenta didática para o ensino de Botânica nos anos finais do Ensino Fundamental, foram convidados estudantes de uma escola pública de Picos. Cabe ressaltar, que o projeto foi executado após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, e os alunos só puderam participar com anuência formal de seus pais ou responsáveis. Durante a visita guiada, os dados foram coletados a partir da observação sistemática e através de relatos dos alunos. Posteriormente, foram aplicados questionários semiestruturados de forma a obter informações referentes ao estudo e analisar o nível de satisfação dos sujeitos envolvidos quanto às atividades desenvolvidas. Os resultados demostraram que 23 participantes sentiram-se satisfeitos com a experiência, atribuindo nota máxima. Observou-se, também, muitos acertos quanto ao reconhecimento das plantas presentes do jardim sensorial, 53,3% identificaram mais de um exemplar e 46,7% pelo menos uma das plantas apresentadas, e o sentido mais utilizado para a identificação dessas plantas foi o tato. Concluiu-se, dessa forma, que atividades dessa natureza são necessárias, visto que estimulam os alunos a se tornar sujeitos ativos de sua aprendizagem e permitem resgatar conhecimentos prévios visando à construção do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Paula Virginia do Nascimento Silva, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Graduanda em Ciências Biológicas.

Amanda Macêdo Rocha, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Possui Técnico em Meio Ambiente, Licenciatura em Ciências Biológicas e Mestrado em Biodiversidade Vegetal.

Juliana do Nascimento Bendini, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutorado em Zootecnia. Atualmente é professora efetiva do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza.

Maria Carolina de Abreu, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas, mestrado em Botânica e doutorado em Botânica. 

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Publicado

2022-07-25 — Atualizado em 2022-09-23

Versões

Como Citar

Silva, P. V. do N., Rocha, A. M., Bendini, J. do N., & Abreu, M. C. de. (2022). Jardim sensorial do Espaço de Convivência com o Ambiente Semiárido (e-CASA) como ferramenta para o ensino de botânica no ensino fundamental. Ciência E Natura, 44, e38. https://doi.org/10.5902/2179460X67340 (Original work published 25º de julho de 2022)

Edição

Seção

Geociências

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