Astronomia como ferramenta lúdica para o ensino de física: equação de estado e as estrelas anãs brancas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X66837Palavras-chave:
Ensino de física, Interdisciplinariedade, Equação de estado, Anãs brancas, Limite ChandrasekhanResumo
Este trabalho propõe utilizar a interdisciplinaridade e a astronomia como ferramenta lúdica para o ensino de física, assimdespertando maior interesse nos discentes de graduação e pós-graduação das ciências exatas e da Terra, assim, potencializandoo processo ensino-aprendizagem nas aulas da disciplina de Mecânica Estatística. O objetivo foi discutir sobre as estrelasanãs brancas (WDS), que são o estágio final da evolução de uma estrela com até 8M⊙, como o Sol, e são objetos de estudointeressantes por serem compactos, de alta densidade, e descritas como um gás de fermi degenerado. Como motivação o interesseem aperfeiçoar o conhecimento temos como objetivo obter a relação entre amassa e o raio das estrelas anãs brancas, assimcomo classificar uma amosta de 7 anãs brancas obtidas pelo Sloan Digital Sky Survey (SDSS), de acordo com o elemento químicoque se dispõem em sua superfície. Ao final deste trabalho, foi possível concluir através da relação massa e raio das WDS quequanto maior a massa da estrela menor o seu tamanho, e que em equilíbrio,deve possuir uma massa menor que 1,44 M⊙. Alémdisso, foi adicionado um relato de experiência da abordagem didática inovadora que usou a astronomia como ferramenta lúdicapara o ensino de Física.
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