Astronomia como ferramenta lúdica para o ensino de física: equação de estado e as estrelas anãs brancas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X66837

Palavras-chave:

Ensino de física, Interdisciplinariedade, Equação de estado, Anãs brancas, Limite Chandrasekhan

Resumo

Este trabalho propõe utilizar a interdisciplinaridade e a astronomia como ferramenta lúdica para o ensino de física, assimdespertando maior interesse nos discentes de graduação e pós-graduação das ciências exatas e da Terra, assim, potencializandoo processo ensino-aprendizagem nas aulas da disciplina de Mecânica Estatística. O objetivo foi discutir sobre as estrelasanãs brancas (WDS), que são o estágio final da evolução de uma estrela com até 8M⊙, como o Sol, e são objetos de estudointeressantes por serem compactos, de alta densidade, e descritas como um gás de fermi degenerado. Como motivação o interesseem aperfeiçoar o conhecimento temos como objetivo obter a relação entre amassa e o raio das estrelas anãs brancas, assimcomo classificar uma amosta de 7 anãs brancas obtidas pelo Sloan Digital Sky Survey (SDSS), de acordo com o elemento químicoque se dispõem em sua superfície. Ao final deste trabalho, foi possível concluir através da relação massa e raio das WDS quequanto maior a massa da estrela menor o seu tamanho, e que em equilíbrio,deve possuir uma massa menor que 1,44 M⊙. Alémdisso, foi adicionado um relato de experiência da abordagem didática inovadora que usou a astronomia como ferramenta lúdicapara o ensino de Física.

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Biografia do Autor

Lara Maria Gatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutoranda em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista da CAPES. Mestre em física pela Universidade Federal do Rio Grande (2020), foi bolsista da Capes, e colaboradora do Projeto de ensino, pesquisa, e extensão Astro ESUL, contribuindo no projeto de pesquisa intitulado de "A Estrutura Interna das Galáxias com Emissão de Megamaser de OH: A Origem do Modelo Unificado do Núcleo Ativo de Galáxia". Bacharel em Física com ênfase em Física Teórica e Experimental, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2018). 

Dinalva Aires de Sales, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Graduada em matemática pela Universidade do Vale do Paraíba (2005), mestre em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (2007) e doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi NASA Postdoctoral Fellow no Rochester Institute of Technology em 2012/2013. Foi pós-doutoranda da FAPERGS/CAPES na linha de fomento à bolsas Especiais Institucionais: DOCFIX, desenvolvendo o projeto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2013/2016. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (IMEF-FURG), compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Física do IMEF-FURG. No ano de 2017 e 2018 foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) do IMEF-FURG. Entre 2019 e fev/2021 foi coordenadora do PPG-Física IMEF-FURG. Atualmente é Coordenadora de Bolsas Institucionais na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Gatto, L. M., & Sales, D. A. de. (2022). Astronomia como ferramenta lúdica para o ensino de física: equação de estado e as estrelas anãs brancas. Ciência E Natura, 44, e49. https://doi.org/10.5902/2179460X66837