“A Química é uma área experimental!”: discursos sobre a experimentação em um curso de formação de professores de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X43465

Palavras-chave:

Formação de professores, Experimento, Ensino de Química

Resumo

Este estudo teve por objetivo compreender a circulação de discursos que mobilizam uma concepção sobre a relação entre a Química e a experimentação em um curso de Licenciatura em Química, assumindo sua função de orientador de práticas e buscando problematizar seus efeitos na formação de professores e na Educação Básica. Foram empregadas bases teóricas e metodológicas da Análise do Discurso no processo de pesquisa, análise e construção do texto. A análise aponta a emergência de discursos que se pautam numa concepção de que a Química é uma área essencialmente experimental e que produz e reproduz práticas, seja na produção do conhecimento químico, seja nos processos de ensino e aprendizagem, que têm como base fundamental a realização de experimentos. Em relação ao ensino, essa concepção perpassa ideias que merecem mais problematizações, como a de que o experimento por si já é suficiente para a aprendizagem e de que a Química se aprende fazendo. Os resultados apresentados neste trabalho evidenciam a importância em se repensar práticas que são naturalizadas nos cursos de formação de professores de Química.

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Biografia do Autor

Edson Frozza, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas.

Bruno dos Santos PastorizaI, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS,

Doutor e mestre em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

Frozza, E., & PastorizaI, B. dos S. (2021). “A Química é uma área experimental!”: discursos sobre a experimentação em um curso de formação de professores de Química. Ciência E Natura, 43, e5. https://doi.org/10.5902/2179460X43465