“A Química é uma área experimental!”: discursos sobre a experimentação em um curso de formação de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X43465Palavras-chave:
Formação de professores, Experimento, Ensino de QuímicaResumo
Este estudo teve por objetivo compreender a circulação de discursos que mobilizam uma concepção sobre a relação entre a Química e a experimentação em um curso de Licenciatura em Química, assumindo sua função de orientador de práticas e buscando problematizar seus efeitos na formação de professores e na Educação Básica. Foram empregadas bases teóricas e metodológicas da Análise do Discurso no processo de pesquisa, análise e construção do texto. A análise aponta a emergência de discursos que se pautam numa concepção de que a Química é uma área essencialmente experimental e que produz e reproduz práticas, seja na produção do conhecimento químico, seja nos processos de ensino e aprendizagem, que têm como base fundamental a realização de experimentos. Em relação ao ensino, essa concepção perpassa ideias que merecem mais problematizações, como a de que o experimento por si já é suficiente para a aprendizagem e de que a Química se aprende fazendo. Os resultados apresentados neste trabalho evidenciam a importância em se repensar práticas que são naturalizadas nos cursos de formação de professores de Química.
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