Avaliação da precipitação baseada em dados do CHIRPS e GPCC com medições na superfície para a sub-bacia do rio Guamá no Nordeste Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X42094

Palavras-chave:

CHIRPS, GPCC, Sensoriamento remoto

Resumo

A chuva é uma das variáveis mais importantes nos estudos do clima da Amazônia devido a sua ampla variabilidade nas escalas temporal e espacial. Muitas bacias e sub-bacias hidrográficas na região são deficientes de um monitoramento regular e uniforme de dados observados na superfície. Os produtos de sensoriamento remoto disponíveis atualmente fornecem dados de chuva estimada por satélite para uma distribuição espaço-temporal ampla e para quase todo globo terrestre. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar o desempenho de dados de pluviosidade obtidos a partir de sensoriamento remoto para a região da sub-bacia do rio Guamá, no nordeste paraense, em comparação com dados observados em pluviômetros terrestres. Além de identificar o comportamento espaço-temporal da chuva na área. Os dados de chuva utilizados foram: chuva medida por pluviômetro (Hidroweb) e chuva estimada por sensoriamento remoto e disponibilizada pela base de dados de precipitação de alta resolução dos produtos GPCC e CHIRPS, para o período compreendido entre 1988 e 2018. Os dados foram comparados obtendo-se correlação notadamente alta (r = 0,99) e índice de concordância satisfatório (d = 0,98). As duas bases de dados estimados demonstraram superestimação aproximada da precipitação observada e distribuição espaço-temporal condizente com o esperado para a região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Carlos da Costa Barbosa, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, PA Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui o título de graduação em licenciatura plena em ciências com habilitação em química pela Universidade Federal Do Pará (2005 - 2009), Belém- Pará e o título de mestrado em química: área de concentração em química analítica pela mesma instituição (2009 - 2011). Possui o título de especialista em metodologia do ensino de biologia e química pelo Centro Universitário Internacional/UNINTER (2015 - 2016). Já atuou como professor - tutor no curso à distância de metalurgia pela Escola Técnica Aberta Do Brasil (E-TEC BRASIL) e Instituto Federal Do Pará (IFPA) entre os anos de 2010 e 2013. Também atuou como professor AD-4 - química pela Secretária Estadual de Educação do Estado do Pará entre 06/2011 a 11/2012. Atualmente, trabalha como professor efetivo - Área: Química - pela Universidade Federal Rural Da Amazônia (Campus Belém) de 11/2012 até a presente dada. Atualmente cursa Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (04/2017 até a presente data) e os cursos de especialização de Educação a Distância: Gestão e Tutoria (05/2017 até a presente data) e Ludopedagogia (06/2017 até a presente data).

Emerson Renato Maciel da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Engenheiro Ambiental e de Energias Renováveis. Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da Universidade Federal do Pará, e exerce atividades no Projeto de extensão Desenvolvimento Local Integrado: a Socioeconomia, Proteção e Reabilitação Ambiental da Microbacia do Rio Guamá, Pará, Brasil (Nº PROEX 006/2014 ? PROJETO RIO GUAMÁ) e no Projeto Vale do Acará Desenvolvimento local: A geração de trabalho, renda e alimentos em comunidades do Vale do Acará, Pará, Brasil, especificamente na área de recursos hídricos, no que diz respeito à determinação dos parâmetros físico-químicos e químicos da água. Possui experiência em análises de solos. Possui conhecimentos e experiencias nas áreas de Geoprocessamento e Sensoreamento Remoto.

Helder José Farias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Doutor e Mestre em Ciências Climáticas com área de concentração em Instrumentação e Sensoriamento Remoto em Clima e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Meteorologia, habilitação Bacharelado, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Federal Tecnológico do Pará (CEFET/PA). Atua na área de Previsão de Tempo, Monitoramento Hidroclimático e elaboração de Boletins de Alerta na Amazônia Legal, Biometeorologia, Agrometeorologia e Climatologia. Possui experiência em Geoprocessamento e Estatística aplicado ao clima. Atualmente é docente externo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pesquisador bolsista de Pós-Doutorado (PNPD) do Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas da UFRN, com ênfase na quantificação dos impactos do desmatamento amazônico na precipitação e microfísica das nuvens em zonas de transição entre áreas de florestas e desmatadas.

Luiz Gonzaga da Silva Costa, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, PA

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1977 - antiga Faculdade de Ciências agrárias do Pará), mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural da Amazônia. Coordenador de projetos: A inclusão social através da geração de trabalho, renda e alimento em comunidades rurais, Município de Mocajuba, Pará, Brasil; Programa de recuperação ambiental e conservação da microbacia do rio Peixe-Boi, Pará, Brasil; Desenvolvimento local e integrado: a socioeconomia, proteção e reabilitação ambiental da microbacia do rio Guamá, Pará, Brasil; Desenvolvimento local: a geração de trabalho, renda e alimentos em comunidades do vale do Acará, Pará, Brasil. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia florestal, ecologia aplicada e desenvolvimento local.

Maria Isabel Vitorino, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é Professora Associada dos cursos de Graduação em Meteorologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, Belém-PA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia aplicada, Meteorologia Dinâmica e Sinótica, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia de Múltiplas Escalas de Tempo, Variabilidade Climática nas Atividades Socioambientais, Extremos Meteorológicos de Tempo e Clima na Sociedade, Aplicação de Ondeletas em Meteorologia e Modelagem Estatística na Previsão de Tempo e Clima.

Adriano Marlisom Leão de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, PA

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - IPH (2010). É Professor Associado da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA, e membro (autor colaborador) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia, Sensoriamento Remoto e Recursos Hídricos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Amazônicos, Meteorologia nos Trópicos, agrometeorologia, Hidrologia, Sensoriamento Remoto e Wavelets séries temporais. 

Referências

ADLER RF ,KIDD C, PETTY G, MORISSEY M, GOODMAN M. Intercomparison of Global precipitation products: the third precipitation intercomparison project (PIP-3). Bull. Am. Meteorol. Soc. 2001;82(7):1377-1396.

AJAAJ AA, MISHRA AK, KHAN A. Comparison of BIAS correction techniques for GPCC rainfall data in semi-arid climate. Stoch. Environ. Res. Risk Assess. 2016;30:1659-1675.

ALBUQUERQUE MF, DE DOUZA EB, OLIVEIRA MCF, SOUZA JÚNIOR JA. Precipitação nas mesorregiões do Estado do Pará: climatologia, variabilidade e tendências nas últimas décadas (1978-2008). Rev. Bras. Climatol. 2010;6(6):151-168.

ARAUJO NA, GUETTER AK. Validação da chuva estimada por satélite “CMORPH” na modelação hidrológica do Alto Iguaçú. Rev. Bras. Recur. Hídricos. 2007;12(3):189-198.

BRAZ VN, MELLO VSA. Estudo temporal da qualidade da água do rio Guamá, Belém-PA. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária E Ambiental [Internet]; 2005 Setembro 18-23; Campo Grande, Brasil. 2005 [cited 2019 jan 15]. Available from: https://pdfs.semanticscholar.org/1bb3/d85c17a2ceb9a9971120ef1cb2d a946b94ea.pdf.

BROHAN P, KENNEDY JJ, HARRIS I, TETT SFB, JONES PD. Uncertainty estimates in regional and global observed temperature changes: a new dataset from 1850. J. Geophys. Res. 2006;111:D12106.

CAMPONOGARA G, SILVA DIAS MAF. Precipitação diária e estrutura vertical da atmosfera em Belém-PA. Ciênc. Nat. 2011;33 Suppl 1:263-266.

CHANDRAN A, BASHA G, OUARDA TBMJ. Influence of climate oscillations on temperature and precipitation over the United Arab Emirates. Int. J. Climatol. 2016;36:225-235.

COSTA CEAS, ARAÚJO JÚNIOR AJS, VIEIRA ASA, MATOS TR, SANJAD HC, CARVALHO BGP et al. Estudo de tendência pluviométrica na bacia do rio Guamá no período de 30 anos. In: 12º SILUSBA [Internet]; 2015 Novembro 22-27; Brasília, Brasil. 2015 [cited 2018 mar 25]. Available from: http://www.evolvedoc.com.br/silusba/download-2015-UEFQMDIwMzM5LnBkZg ==.

COSTA J, PEREIRA G, SIQUEIRA ME, CARDOZO F, SILVA VV. Validação dos dados de precipitação estimados pelo CHIRPS para o Brasil. Rev. Bras. Climatol. 2019;24(15):228-243.

DE SOUZA EB, CARMO AMC, MORAES BC, NACIF A; FERREIRA DBS; ROCHA EJP, et al. Sazonalidade da precipitação sobre a Amazônia Legal brasileira: clima atual e projeções futuras usando o modelo REGCM4. Rev. Bras. Climatol. 2016;18(12):293-306.

DINKU T. Validation of the CHIRPS satellite rainfall estimate. In: Proceedings of the 7th International Precipitation Working Group (IPWG) Workshop [Internet]; 2014 Novembro 17-21; Tsukuba, Japão. 2014 [cited 2019 jan 30]. Available from: https://sharaku.eorc.jaxa.jp/IPWG7/index.html.

DINKU T, FUNK C, PETERSON P, MAIDMENT R, TADESSE T, GADAIN H, et al. Validation of the CHIRPS satellite rainfall estimates over eastern Africa. Q. J. R. Meteorol. Soc. 2018;144(Suppl 1):292-312.

DUAN Z, LIU J, TUO Y, CHIOGNA G, DISSE M. Evaluation of eight high spatial resolution gridded precipitation products in Adige Basin (Italy) at multiple temporal and spatial scales. Sci. Total Environ. 2016;573:1536-1553.

ESPINOZA JC, RONCHAIL J, MARENGO JA, SEGURA H. Contrasting North–South changes in Amazon wet-day and dry-day frequency and related atmospheric features (1981–2017). Clim. Dyn. 2019;52:5413–5430.

FERREIRA DBS, SOUZA EB, MORAES BC. Ciclo horário da precipitação no leste da Amazônia durante o período chuvoso. Rev. Bras. Climatol. 2013;13(9):74-86.

FIGUEROA SN, NOBRE CA. Precipitations distribution over central and western tropical South American. Climanalise. 1990;5(6):36 -45.

FISCH G, MARENGO JA, NOBRE CA. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amaz. 1998;28(2):101-126.

FUNK C, PETERSON P, LANDSFELD M, PEDREROS D, VERDIN J, SHUKLA S, et al. The climate hazards infrared precipitation with stations: a new environmental record for monitoring extremes. Sci. Data. 2015;2:150066.

GALLARDO A. Geostadistica. Ecosistemas. 2006;15(3):48-58.

HESSELS TM. Comparison and Validation of Several Open Access Remotely Sensed Rainfall Products for the Nile Basin. [dissertation]. Delft: Delft University of Technolog, Netherlands; 2015. 233 p.

HUFFMAN GF, BOLVIN DT, NELKIN EJ, WOLFF DB. The TRMM Multisatellite Precipitation Analysis (TMPA): quasi-global, multi-year, combined-sensor precipitation estimates at fine scale. J. Hydrometeorol. 2007;8:38-55.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [Internet]. Brasília: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (BR) [cited 2019 jun 02]. Censo demográfico 2010. Resultados Gerais da Amostra por áreas de ponderação. Available from: https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html.

JIMÉNEZ KQ, MELO TM, LOUZADA JA. Uso de dados de precipitação obtidos por sensoriamento remoto em um modelo agro-hidrológico. Irriga. 2013;18(3):496-508.

KATSANOS D, RETALIS A, MICHAELIDES S. Validation of a high-resolution precipitation database (CHIRPS) over Cyprus for a 30-year period. Atmos. Res. 2016;169:459-464.

LIMBERGER L, SILVA MES. Precipitação observada na Amazônia brasileira: comparação entre os dados das redes convencionais e dados da Reanálise I do NCEP/NCAR, CRU e GPCC. Rev. Bras. Climatol. 2018;22(14):20-37.

LOPES MNG, DE SOUZA EB, FERREIRA DBS. Climatologia regional da precipitação no Estado do Pará. Rev. Bras. Climatol. 2013;12(9):84-102.

MARCIANO AG, BARBOSA AA, SILVA APM. Cálculo de precipitação média utilizando método de Thiessen e as linhas de cumeada. Rev. Ambient. Água. 2018;13(1):e1906.

MARENGO JA. Interannual variability of deep convection in the tropical South American sector as deduced from ISCCP C2 data. Int. J. Climatol. 1995;15(9):995-1010.

MARENGO JA, LIEBMANN B, KOUSKY V, FILIZOLA N, WAINER IC. Onset and end of the rainy season in the Brazilian Amazon Basin. J. Clim. 2001;14:833-852.

MENEZES FP, FERNANDES LL, ROCHA EJP. O uso da estatística para regionalização da precipitação do Estado do Pará, Brasil. Rev. Bras. Climatol. 2015;16(11):64-71.

PAIVA EMCD, CLARK RT. Time trends in rainfall records in Amazonia. Bull. Am. Meteorol. Soc. 1995;76(11):2203-2209.

PAREDES-TREJO FJ, BARBOSA HA, KUMAR TVL. Validating CHIRPS-based satellite precipitation estimates in Northeast Brazil. J. Arid Environ. 2017;139:26-40.

PAREDES-TREJO FJ, BARBOSA HA, PEÑALOZA-MURILLO MA, MORENO MA, FARÍAS A. Intercomparison of improved satellite rainfall estimation with CHIRPS gridded product and rain gauge data over Venezuela. Atmos. 2016;29(4):323-342.

PRATA SS, MIRANDA IS, ALVES SÃO, FARIAS FC, JARDIM FCS. Floristic gradient of the northeast paraense secondary forests. Acta Amaz. 2010;40(3):523-534.

R Development Core Team [Internet]. Vienna: R Foundation for Statistical Computing (Austria) [cited 2019 abr 10]. R: A language and environment for statistical computing. Available from: http://www.R-project.org/.

RAZIEI T, MARTINS DS, BORDI I, SANTOS JF, PORTELA MM, PEREIRA LS, et al. SPI Modes of Drought Spatial and Temporal Variability in Portugal: Comparing Observations, PT02 and GPCC Gridded Datasets. Water Resour. Manag. 2015;29:487-504.

REBELLO FK, SANTOS MAS, HOMMA A KO. Modernização da agricultura nos municípios do Nordeste Paraense: determinantes e hierarquização no ano de 2006. Revista de Economia e Agronegócios. 2009;15(2):209-232.

RIVERA JA, MARIANETTI G, HINRICHS S. Validation of CHIRPS precipitation dataset along the Central Andes of Argentina. Atmos. Res. 2018;213:437-449.

ROCHA NCV. Avaliação da sustentabilidade hídrica segundo os modelos de uso e ocupação do território na bacia do rio Guamá – Pará, Amazônia Oriental [dissertation]. Belém: Universidade Federal do Pará, Belém/UFPA; 2017. 118 p.

ROCHA VM, CORREIA FWS, FONSECA PAM. Precipitation Recycling in the Amazon: a Review Study. Rev. Bras. Meteorol. 2015;30(1):59-70, 2015.

RUDOLF B, SCHNEIDER U. Calculation of gridded precipitation data for the global land-surface using in-situ gauge observations. In: 2nd Workshop of the International Precipitation Working Group [Internet]; 2005 Março 24-30; Califórnia, Estados Unidos. 2005 [cited 2019 abr 24]. Available from: https://www.researchgate.net/publication/253114707_Calculation_of_Gridded_Precipitation_Data_for_the_Global_Land-Surface_using_in-situ_Gauge_Observations/link/0deec53bbcb3a0e220000000/download.

SABER M, HAMAGUCHI T, KOJIRI T, TANAKA K, SUMI T. A physically based distributed hydrological model of wadi system to simulate flash floods in arid regions. Arab. J. Geosci. 2015;8:143-160.

SALIMON CI, VICTORIA RL, BROWN IF, STONE T, DAVIDSON EA. Mudança de cobertura da terra e fluxo de CO2 do solo para a atmosfera na Amazônia Sul Oriental. In: 11º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto [Internet]; 2003 Abril 5-10; Belo Horizonte, Brasil. 2003 [cited 2019 mai 15]. Available from: http://marte.sid.inpe.br/col/ltid.inpe.br/sbsr/2002/11.14.10.20/doc/06_126.pdf.

SANTOS SRQ, SANSIGOLO CA, NEVES TTAT, SANTOS APP. Variabilidade sazonal da precipitação na Amazônia: Validação da série de precipitação mensal do GPCC. Rev. Bras. Geogr. Fís. 2017;10(6):1721-1729.

SCHNEIDER U, BECKER A, FINGER P, MEYER-CHRISTOFFER A, RUDOLF B, ZIESE M. GPCC Full Data Reanalysis Version 7.0: Monthly Land-Surface Precipitation from Rain Gauges built on GTS based and Historic Data [Internet]. EUA: Research Data Archive at the National Center for Atmospheric Research, Computational and Information Systems Laboratory; 2016 [cited 2018 fev 15]. Available from: https://doi.org/10.5065/D6000072.

SHRESTHA MS, TAKARA K, KUBOTA T, BAJRACHARYA SR. Verification of GSMaP rainfall estimates over the central Himalayas. J. Hydraul. Eng. 2011;55:37-42.

SHRESTHA NK, QAMER FM, PEDREROS D, MURTHY MSR, WAHID SM, SHRESTHA M. Evaluating the accuracy of Climate Hazard Group (CHG) satellite rainfall estimates for precipitation based drought monitoring in Koshi basin, Nepal. J. Hydrol. Reg. Stud. 2017;13:138-151.

SILVA FL, OLIVEIRA FA, AMIN MM, BELTRÃO NES, ANDRADE VMS. Dimensões do uso e cobertura da terra nas mesorregiões do Estado do Pará. Espacios. 2016;37(5)5-24.

SOUZA EB, AMBRIZZI T. Pentad precipitation climatology over Brazil and the associated atmospheric mechanisms. Climanálise, 2003; 5(6):36-44.

SOUZA EB, FERREIRA DBS, GUIMARÃES JTF, FRANCO VS, AZEVEDO FTM, SOUZA PJOP. Padrões climatológicos e tendências da precipitação nos regimes chuvoso e seco da Amazônia Oriental. Rev. Bras. Climatol. 2017;21(13):81-93.

TORRES MF. A pesca ornamental na bacia do rio Guamá: sustentabilidade e perspectivas ao manejo [thesis]. Belém: Universidade Federal do Pará/UFPA; 2007. 287 p.

XU W, ZOU Y, ZHANG G, LINDERMAN M. A comparison among spatial interpolation techniques for daily rainfall data in Sichuan Province, China. Int. J. Climatol. 2015;35(10):2898-2907.

WANG G, ZHANG P, LIANG L, ZHANG S. Evaluation of precipitation from CMORPH, GPCP-2, TRMM 3B43, GPCC, and ITPCAS with ground-based measurements in the Qinling-Daba Mountains, China. PLoS ONE. 2017;12(10):e0185147.

WILLMOTT CJ. On the validation of models. Phys. Geogr. 1981;2(2):184-194.

Downloads

Publicado

2020-02-17

Como Citar

Barbosa, I. C. da C., Silva, E. R. M. da, Silva, H. J. F. da, Costa, L. G. da S., Vitorino, M. I., & Sousa, A. M. L. de. (2020). Avaliação da precipitação baseada em dados do CHIRPS e GPCC com medições na superfície para a sub-bacia do rio Guamá no Nordeste Paraense. Ciência E Natura, 42, e32. https://doi.org/10.5902/2179460X42094

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)