Tutoria como Estratégia de Aprendizagem nos Cursos de Graduação da UFSM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40539

Palavras-chave:

Índices de Permanência e Evasão, Aprendizagem entre Estudantes, Ensino

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma análise realizada sobre o impacto da Central de Tutoria do CCNE no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes da UFSM, especialmente sobre os índices de aprovação. Os dados foram coletados de maio a junho de 2019, sendo realizados nesse período 752 atendimentos em 367 estudantes pertencentes a 47 cursos distintos de 6 Centros de ensino. Verificou-se que em todas as disciplinas de maior procura na Central de Tutoria o número de alunos aprovados foi maior do que os reprovados, com maior destaque para a disciplina de Estatística com índice de aprovação de 88%. De modo geral, foi observado que os estudantes que buscaram apoio estão, em sua maioria, nas primeiras etapas dos diversos cursos. Esse dado reforça os objetivos da criação da central de tutoria, visto que são nas primeiras semestres dos cursos que o índice de reprovação é alto, contribuindo para a evasão. Em suma, espera-se um aumento na procura dos estudantes por este apoio e, com base nos resultados da análise dos dados apresentada neste trabalho, acredita-se que dar continuidade à Central de Tutoria contribuirá positivamente nos índices de permanência, bem como no êxito dos nossos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio de Azevedo de Campos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria

Maicon Facco, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria e em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria

Daíse dos Santos Vargas, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental. Especialização concluída em Enfermagem do Trabalho, pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER. Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf da UFSM.Graduação em andamento em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em ciências: Químicas da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Rozieli Bovolini Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil, Licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (PEG- UFSM- 2019), Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal Farroupilha e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria

Yohana Porto Calegari Alves, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna graduanda em Química Bacharelada pela Universidade Federal de Santa Maria

Cleber Bisognin, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Licencitura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

Referências

BACICH L, MORAN J (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

FRISON LMB. Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem. Revista Portuguesa de Educação. 2012;25(2):217-240.

R CORE TEAM [Internet]. R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing. Disponível em: https://www.R-project.org/.

ROSÁRIO P, NÚÑEZ JC, GONZÁLEZ-PIENDA J. Comprometer-se com o Estudar na Universidade: Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo.. Campinas: Almerinda S.A, 2006.

RUMBERGER RW. Dropping out: Why students drop out of high school and what can be done about it. Cambridge: Havard University Press, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Ministério da Educação. UFSM em Números. Disponível em: https://portal.ufsm.br/ufsm-em-numeros/publico/index.html>.2019.

VEIGA SIMÃO AM. O conhecimento estratégico e a auto-regulação da aprendizagem. Implicações em contexto escolar. In: da Silva AL, Duarte AM, Sá I, Veiga Simão AM, Aprendizagem auto-regulada pelo estudante: Perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Editora; 2004. p. 77-87.

VEIGA SIMÃO AM, FLORES MA., FERNANDES S, FIGUEIR C. Tutoria no Ensino Superior: Concepções e práticas. Sísifo - Revista de Ciências da Educação. 2008; 7:75-88.

VYGOTSKY LS. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes;2007.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Campos, M. A. de A. de, Facco, M., Vargas, D. dos S., Silveira, R. B., Alves, Y. P. C., & Bisognin, C. (2020). Tutoria como Estratégia de Aprendizagem nos Cursos de Graduação da UFSM. Ciência E Natura, 42, e63. https://doi.org/10.5902/2179460X40539

Edição

Seção

10 anos estatística- Bacharelado