Tutoria como Estratégia de Aprendizagem nos Cursos de Graduação da UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40539Palavras-chave:
Índices de Permanência e Evasão, Aprendizagem entre Estudantes, EnsinoResumo
O objetivo do presente trabalho é apresentar uma análise realizada sobre o impacto da Central de Tutoria do CCNE no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes da UFSM, especialmente sobre os índices de aprovação. Os dados foram coletados de maio a junho de 2019, sendo realizados nesse período 752 atendimentos em 367 estudantes pertencentes a 47 cursos distintos de 6 Centros de ensino. Verificou-se que em todas as disciplinas de maior procura na Central de Tutoria o número de alunos aprovados foi maior do que os reprovados, com maior destaque para a disciplina de Estatística com índice de aprovação de 88%. De modo geral, foi observado que os estudantes que buscaram apoio estão, em sua maioria, nas primeiras etapas dos diversos cursos. Esse dado reforça os objetivos da criação da central de tutoria, visto que são nas primeiras semestres dos cursos que o índice de reprovação é alto, contribuindo para a evasão. Em suma, espera-se um aumento na procura dos estudantes por este apoio e, com base nos resultados da análise dos dados apresentada neste trabalho, acredita-se que dar continuidade à Central de Tutoria contribuirá positivamente nos índices de permanência, bem como no êxito dos nossos estudantes.
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