Garcinia macrophylla e Clusia grandiflora (CLUSIACEAE LINDL.): ensaios antioxidantes e georreferenciamento na Estação Ecológica do Jari.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X36696Palavras-chave:
Clusiaceae, DPPH, BioautografiaResumo
As plantas são uma excelente fonte de metabólitos secundários detentores de atividade biológica. Esses produtos naturais tem potencial para serem empregados em diferentes setores da indústria, como a de alimentos, agroquímica, farmacêutica, de cosméticas e perfumaria. Dentre as atividades apresentadas pelos metabólitos secundários de plantas, encontra-se a antioxidante, compostos com essas características são procurados pelas indústrias de alimentos e farmacêutica, para produção de conservantes, suplementos alimentares e medicamentos. Com base no pressuposto acima, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antioxidante de espécies da família Clusiaceae, encontradas na estação ecológica do Jari, assim como georreferenciar essas espécies dentro da Área de Proteção Permanente. As espécies envolvidas nesse estudo foram a Garcinia macrophilla, popularmente conhecida como bacuripari e Clusia grandiflora, que possui o nome popular de cebola “braba”. Os ensaios antioxidantes foram realizados com o extrato etanólico das raízes das duas plantas, pela técnica de bioautografia. Os resultados dos ensaios, atestaram que os extratos de ambas espécies são ativos e que possuem várias substâncias antioxidantes em sua composição. Com relação ao georreferenciamento, foram produzidos mapas de distribuição espacial, que contribui para a localização das espécies na Estação Ecológica do Jari.
Downloads
Referências
BASTOS MNC, COSTA DCT, SANTOS JUM. Vegetação de restinga: aspectos botânicos e uso medicinal. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi (Projeto RENAS/ IDRC/CRDI); 2003.
CHOMA IM, GRZELAK EM. Bioautography detection in thin-layer chromatography. J. Chromatogr. A. 2011;1218(19):2684-2691.
COELHO-FERREIRA M. Medicinal, knowledge and plant utilization in an Amazonian costal community of Marudá, Pará state (Brazil). J. Ethnopharmacol. 2009;126:159-175.
DEFILIPPS RA, MAINA SL, CREPI J. Medicinal plants of the Guianas (Guyana, Surinam, French Guiana). Washington, DC: Smithsonian Institution; 2004.
FURNESS SH, STAFFORD PJ. Polygalaceae. Ver. Paleobot. Palynol. 1995;88:61-82.
FARIAS JA, FERRO JN, SILVA JP, AGRA IK, OLIVEIRA FM, CANDEA AL, CONTE FP, FERRARIS FK, HENRIQUES M, CONSERVA LM, BARRETO E. Modulation of inflammatory processes by leaves extract from Clusia nemorosa both in vitro and in vivo animal models. Inflammation. 2012;35:764-771.
PISOSCHI AM, NEGULESCU GP. Methods for Total Antioxidant Activity Determination. Biochem. Anal. Biochem. 2011;1(1):1-10.
RIPARDO FILHO HS, PACHECO LC, ANDRADE ES, CORREA MJC, ARAÚJO RNM, GUILHON GMSP, SILVA JKR, SANTOS LS. Xanthones from the Roots of Moutabea guianensis Aubl. Molecules, 2015;20:127-134.
SANTA-CECÍLIA FV, ABREU FA, DA SILVA MA, DE CASTRO EM, DOS SANTOS MH. Estudo farmacobotânico das folhas de Garcinia brasiliensis Mart. (Clusiaceae). Rev. Bras. Plantas. Med. 2013;15(3):397-404.
SOARES SE. Ácidos fenólicos como antioxidantes. Rev. Nutr. 2002;15:71-81.
TRUEBA GB. Los flavonoides: antioxidantes e prooxidantes. Rev. Cubana Invest. Bioméd. 2003;22:48-57.
VASCONCELOS TB, CARDOSO ARNR, JOSINO JB, MACENA RHM, BASTOS VPD. Radicais Livres e Antioxidantes: Proteção ou Perigo? UNOPAR Cient. Ciênc. Biol. Saúde. 2014;16(3):213-219.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.