Análise do comportamento oscilatório de gotas de fluidos de van der Waals sob condições de microgravidade usando o método Smoothed Particle Hydrodynamics
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X33534Palavras-chave:
Oscilação, Número de Péclet, Número de Reynolds, Razão de aspecto, Smoothed Particle HydrodynamicsResumo
No presente trabalho, o método Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) é utilizado na modelagem do problema bidimensional da formação de uma gota líquida, sem a presença de uma atmosfera externa, considerando um fluido de van der Waals. Além disso, também estuda-se a influência do número de Reynolds, da razão de aspecto inicial e do número de Péclet no comportamento oscilatório da gota, em condições que simulam experimentos no espaço com gravidade zero. Tendo em vista as pesquisas mais recentes na área, utiliza-se um kernel hiperbólico em todas as simulações, garantindo, assim, a formação de gotas de líquido mais uniformes, ou seja, sem aglomeração de partículas. O uso dessa função de suavização reduz a instabilidade de tensão, de modo que não é necessário empregar nenhum tratamento especial quando da aplicação do método numérico.
Downloads
Referências
Bonilla, B., Herrera, J. (2006). Revisando la ecuación de van der Waals. Revista Mexicana de Física E, 52(1), 65–77.
Gingold, R. A., Monaghan, J. J. (1977). Smoothed Particle Hydrodynamics: theory and application to non-spherical stars. Monthly
Notices of the Royal Astronomic Society, 181, 375–389.
Góes, M. L. (2016). Estudo de interfaces livres empregando o método Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) e as equações de estado de van der Waals e de Martin. Tese de Doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Liu, G. R., Liu, M. B. (2003). Smoothed Particle Hydrodynamics: a meshfree particle method. World Scientific.
Lopez, H., Sigalotti, L. D. G. (2006). Oscillation of viscous drops with Smoothed Particle Hydrodynamics. Physical Review E, 73(5), 051,201.
Lucy, L. B. (1977). Numerical approach to testing the fission hypothesis. The Astronomical Journal, 82, 1013–1024.
Meleán, Y., Sigalotti, L. D. G. (2005). Coalescence of colliding van der Waals liquid drops. International Journal of Heat and Mass Transfer, 48(19), 4041–4061.
Meleán, Y., Sigalotti, L. D. G., Hasmy, A. (2004). On the SPH tensile instability in forming viscous liquid drops. Computer Physics Communications, 157(3), 191–200.
Nugent, S., Posch, H. (2000). Liquid drops and surface tension with smoothed particle applied mechanics. Physical Review E, 62(4), 4968.
Prosperetti, A. (1980). Free oscillations of drops and bubbles: the initial-value problem. Journal of Fluid Mechanics, 100(2), 333–347.
Rayleigh, L. (1879). On the capillary phenomena of jets. Proc R Soc London, 29(196-199), 71–97.
Silva, G. R. (2018). Estudo da dinâmica da formação de gotas empregando o método Smoothed Particle Hydrodynamics e a equação de estado de van der Waals. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Slattery, J. C. (1999). Advance Transport Phenomena. Cambridge University Press.
Twiss, R. J., Gefell, M. J. (1990). Curved slickenfibers: a new brittle shear sense indicator with application to a sheared serpentinite. Journal of Structural Geology, 12(4), 471–481.
Yang, X., Liu, M., Peng, S. (2014). Smoothed Particle Hydrodynamics modeling of viscous liquid drop without tensile instability. Computers & Fluids, 92, 199–208.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.