Utilizando os conhecimentos prévios sobre célula de estudantes de um curso de enfermagem como ponto de partida do planejamento de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X32483

Palavras-chave:

Teste de associação livre de palavras, Estrutura cognitiva, Processo de aprendizagem

Resumo

O conhecimento prévio do estudante é extremamente importante para a aprendizagem de um novo conteúdo, e o diagnóstico desse conhecimento pode ajudar no planejamento de ensino. Neste artigo foi utilizado o método de livre associação de palavras para inventariar o conhecimento  prévio dos alunos para construir um planejamento de ensino da disciplina de Citologia. Assim, 60 alunos calouros de um curso de enfermagem, durante a primeira aula de Citologia, foram solicitados a citarem 15 termos sobre o tema “célula”. A análise inicial verificou que os alunos possuíam um conhecimento prévio adequado com 210 termos (123 termos centrais e 87 termos derivados) e 752 citações levantadas ao todo. Os termos foram categorizados em cinco categorias e foram utilizados como referência na construção do planejamento de ensino buscando o conhecimento sistematizado a partir do senso comum entre os termos e frequências dessas categorias. A estratégia de ensino buscou a ativação do conhecimento prévio, nivelamento conteudinal e abordagem dos temas de forma contextualizada com o cotidiano do aluno. A estratégia permitiu a maior assimilação do conteúdo, motivação e participação das aulas pelos alunos. Adicionalmente, uma ficha de avaliação diagnóstica inicial foi formulada para a coleta de termos livres associados a fim de facilitar a organização e análise dos dados de conhecimentos prévios pelo professor.

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Biografia do Autor

Lidianne Salvatierra, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, RR

Mestre e Doutora em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem Pós-Doutorado em Educação, através do Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES pela Universidade Estadual de Roraima. Atualmente é Professora Adjunta I e coordenadora do curso de Biologia da Universidade Federal de Tocantins.

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Publicado

2021-03-10

Como Citar

Salvatierra, L. (2021). Utilizando os conhecimentos prévios sobre célula de estudantes de um curso de enfermagem como ponto de partida do planejamento de ensino. Ciência E Natura, 43, e28. https://doi.org/10.5902/2179460X32483