Aspectos evolutivos morfológicos e fenológicos da floração em espécies de Centrosema (DC.) Benth. (Leguminosae-Papilionoideae)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X26284Resumo
Flores de cinco espécies de Centrosema (DC.) Benth. foram estudadas em seus aspectos morfológicos e fenológicos, com o intuito de obter evolutivas a respeito das mesmas. Os parâmetros analisados foram: a) partes constituintes da flor de cada uma das espécies; b) início da floração e período de duração, em dois locais diferentes: Piracicaba-SP e Santa Maria-RS. Estandarte, asa, quilha, gineceu, androceu, forma do cálice número de bracteas e bracteolas, forma das anteras, forma e disposição dos óvulos, não apresentaram variações nos parâmetros analisados. Estes caracteres, provavelmente, estão sendo mantdos pela seleção canalizadora, garantindo, desta forma, características semelhantes que padronizam os indivíduos dentro da espécie a qual pertencem. Número de lacínios do cálice, coloração das flores, forma dos grãos de pólen e número de flores por inflorescência, mantiveram acentuada plasticidade fenotípica, devido ás funções específicas que cada caráter tem dentro de cada espécie, para manter a sobrevivência e perpetuação das mesmas. A individualidade comportamental de cada espécie, em relação ao período de florestamento, mostrou diferenças quanto á sensibilidade dos genótipos aos diferentes meios ambientes a que foram submetidos.Downloads
Referências
BARBOSA-FEVEREIRO, V. P. Centrosema. (A.P. de Candolle) Bentham do Brasil Leguminosae-Faboideae. Rodriguesia, 29 (42): 159-202, 1977.
BENTHAM, G. Leguminosae. In Martius, K.F.P. De Flora Brasiliensis - Cramer, 15 (1): 124-134, (Ed. nova), 1976.
CARLSON, J. B. Morphology in soybeans improvement, production and uses. American Society of Agronomy, 16 (2): 17-95, 1973.
DUCKE, A. Notas sobre a flora neotrópica II. As leguminosas da Amazônia brasileira, 2ª Ed. Bolm. Técn. Inst. Agron., Belém, 18: 212-214, 1949.
FERGUSON, I. K. e SKVARLA, J. J. The pollen morphology of the subfamily Papilionoideae (Leguminosae). Advances in legume Systematic, 2: 859-896, 1981.
LEVIN, D. A. The origen of reproductive isolating mechanisms in flowering plants, Taxon, 20 (1): 91-113, 1971.
MOCROVEJO-JARAMILLO, E. A. Comportamento e variabilidade de caracteres agronômicos em populações de Centrosema pubescens Benth. (Leguminosae). Piracicaba, ESALQ/USP, 116 p. (Tese de Mestrado), 1981.
REYES-ZUMETA, H. Apuntes de Botanica General. Publication didactica mimeografiada número 2. Facultad de Agronomia VenezueIa, 173 p., 1963.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.