Perfil sócio-econômico-cultural dos aprovados ao curso de Ciências - Licenciatura de 1º grau
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X26272Resumo
O ensino de Ciências precisa ser o agente que provoque a compreensão e o manejo da natureza, projetando um futurom melhor pela observação dos fenômenos naturais. Na UFSM, uma IES pública, a relação candidato/vaga/Ciências é inferior a 1, revelando baixa atratividade, para uma demanda de, aproximadamente, 12.000 candidatos e menos de 2.000 vagas. Só a valorização de ensino de Ciências, poderá estimular mais jovens a pensar, discutir e testar suas observações com criatividade. O domínio desta linguagem evitará a marginalização numa sociedade que não pode mais resignar-se a permanecer na dependência científica e tecnológica internacional. Preocupou-se um dos aspectos da função social da Universidade, que trata de democratizar a educação, no sentido de fazê-la mais acessível aos diferentes extratos sociais, especialmente para as classes populares, jpa que a maioria dos ingressos analisados não exercem atividade remunerada, são provenientes de escolas públicas, de cursos diurnos e de renda média familiar inferior a 4 salários mínimos. O número de licenciados em Ciências decresce acentuadamente, enquanto evasão, reprovações e trancamentos aumentam de forma sistemática. É necessário desenvolver um pensamento crítico em um grupo maior de pessoas pelo estudo de Ciências, pois a sociedade do futuro será comandada por aqueles que dominarem esta linguagem universal. Não podemos desprezar a chance de fomar bons profissionais que despertem e promovam, a partir do 1º grau, o interesse pela Ciência, tomando o rumo do pensamento analítico, desenvolvendo conceitos e critérios científicos, valorizando a própria Ciência.
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