Visualização e Representação Geométrica Com Suporte Na Teoria De Van Hiele
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X23170Palavras-chave:
Raciocínio geométrico, Visualização, Representação geométrica, Teoria de Van HieleResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado profissional, concluída pela primeira autora, sob a orientação do segundo, a qual teve por objetivo desenvolver percepção visual e raciocínio geométrico em alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental com suporte da Teoria de Van Hiele, na cidade de Santa Maria, RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com um estudo de caso e se ancorou nessa a teoria para o desenvolvimento do raciocínio em Geometria, cujo primeiro nível (visualização) é útil para a identificação de formas geométricas planas e espaciais. Além disso, visualização é habilidade e tema atual em pesquisas na Educação Matemática. O segundo nível (análise) juntamente com o primeiro, foram analisados em uma atividade em que a investigadora utilizou recursos materiais concretos para os alunos utilizarem o tato para identificar, classificar e representar formas geométricas planas e espaciais. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram visualizar (como construto mental) as formas geométricas espaciais, que se encontravam em uma caixa opaca, apenas utilizando o tato. A partir disso, identificaram elementos planos e espaciais que as constituíam, nomearam os objetos e suas componentes e, posteriormente, fizeram as respectivas representações no plano.Downloads
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