Visualização e Representação Geométrica Com Suporte Na Teoria De Van Hiele

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano/professor
  • Marluce Trentin Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X23170

Palavras-chave:

Raciocínio geométrico, Visualização, Representação geométrica, Teoria de Van Hiele

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado profissional, concluída pela primeira autora, sob a orientação do segundo, a qual teve por objetivo desenvolver percepção visual e raciocínio geométrico em alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental com suporte da Teoria de Van Hiele, na cidade de Santa Maria, RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com um estudo de caso e se ancorou nessa a teoria para o desenvolvimento do raciocínio em Geometria, cujo primeiro nível (visualização) é útil para a identificação de formas geométricas planas e espaciais. Além disso, visualização é habilidade e tema atual em pesquisas na Educação Matemática. O segundo nível (análise) juntamente com o primeiro, foram analisados em uma atividade em que a investigadora utilizou recursos materiais concretos para os alunos utilizarem o tato para identificar, classificar e representar formas geométricas planas e espaciais. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram visualizar (como construto mental) as formas geométricas espaciais, que se encontravam em uma caixa opaca, apenas utilizando o tato. A partir disso, identificaram elementos planos e espaciais que as constituíam, nomearam os objetos e suas componentes e, posteriormente, fizeram as respectivas representações no plano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano/professor

Licenciado em Matemámtica pela UCPEL

Especialista em Matemática pela UFPEL

Mestre em Matemática e Aplicada pela UFSC

Doutor em Educação (Matemática) pela UFPR

Coordenador do GT4-ENSINO SUPERIOR da SBEM

Editor da Revista Vidya

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1998.

CROWLEY, M. L.O modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. In:LINDQUIST, M.; SHULTE, A. (orgs). Aprendendo e ensinando geometria. Tradução de Hygino Domingues. São Paulo: Atual,1994.

FANTINEL, P. C. Representações gráficas espaciais para o ensino de cálculo e álgebra linear. Rio Claro: Unesp, Dissertação de Mestrado,1998.

FLORES,C. R.; WAGNER, D. R.; BURATTO, I. C. F. Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas. Revista Educação Matemática e Pesquisa. v. 14, n. 1, p. 31-45, 2012.

FLORES, C. R. Olhar, saber, representar: sobre a representação em perspectiva. São Paulo: Musa Editora,2007.

KALEFF, A.M. Vendo e entendendo Poliedros: do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças geométricos e outros materiais concretos.2.ed. Niterói: EDUFF, 2003.

LEIVAS, J. C. P.Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de Licenciatura em Matemática..Tese (Doutorado em Educação, UFPR),Curitiba, 2009, 294p.

NASSER, L. SANT’ANNA, N.F.P (coordenadoras). Geometria segundo a teoria de Van Hiele. Instituto de matemática – UFRJ. Projeto Fundão. Rio de Janeiro, 1997.

PASSOS, C. L. B. Recursos Didáticos na Formação de Professores de Matemática. In: VII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: MATEMÁTICA NA ESCOLA: CONTEÚDOS E CONTEXTOS. Anais...São Paulo, 2004. SBEM/SP, 2004. p. 01-11.

PIAGET, J. e INHELDER, B. A. Representação do Espaço na Criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

PASSOS, C.L.B. Representações, interpretações e prática pedagógica: a Geometria na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação - UNICAMP).Campinas, 2000, 364p.

SILVA, M.de C. Desenho e pensamento: imagem e texto, deslocamentos e cidades. Dissertação de Mestrado/UFRGS. Porto Alegre, 2007, p. 25.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Leivas, J. C. P., & Oliveira, M. T. (2016). Visualização e Representação Geométrica Com Suporte Na Teoria De Van Hiele. Ciência E Natura, 39(1), 108–117. https://doi.org/10.5902/2179460X23170

Edição

Seção

Ensino