Combinatória no Ensino Médio: Concentrando o Ensino nos Objetos de Aprendizagem

Autores

  • Evanilson Brandão Pinto Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC
  • Jonatan Floriano da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X20425

Palavras-chave:

Combinatória. Ensino Médio. Objetos de aprendizagem.

Resumo

Este artigo aborda o uso de Objetos de Aprendizagem (OAs) voltado para o ensino de Combinatória e como esses objetos podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é verificar se a utilização de OAs nas aulas de Matemática promovem uma melhor assimilação dos conteúdos relacionados à Combinatória, buscando despertar no aluno a curiosidade e a investigação nesta área.  Por isso, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos, localizada em Fortaleza, Ceará. Esses alunos foram escolhidos de forma aleatória e divididos entre dois grupos, experimental e controle, com 10 alunos em cada grupo. Para a coleta dos dados, foram utilizados, um questionário socioeconômico e um teste de múltipla escolha sobre permutação, arranjo e combinação. Esses dados foram organizados e analisados com o auxílio do programa Microsoft Office Excel 2010. Os resultados mostram que o grupo que teve uma abordagem diferenciada (experimental) obteve um melhor desempenho em relação ao grupo que teve uma abordagem tradicional (controle).

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Publicado

2016-05-31

Como Citar

Pinto, E. B., & Silva, J. F. da. (2016). Combinatória no Ensino Médio: Concentrando o Ensino nos Objetos de Aprendizagem. Ciência E Natura, 38(2), 675–693. https://doi.org/10.5902/2179460X20425

Edição

Seção

Ensino