A Urbanização Compromete a Qualidade da Água da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-mirim em SantaMaria, RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X17395Palavras-chave:
ecossistemas lóticos, variáveis abióticas, Vacacaí, Santa Maria, qualidade da águaResumo
A bacia hidrográfica do rio Vacacaí no município de Santa Maria possui em alguns pontos grande influência antrópica, com isso esse trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a qualidade das águas nessa bacia hidrográfica por meio de variáveis físicas e químicas da água. As amostras foram coletadas em seis pontos e a avaliação foi feita através da determinação de parâmetros físicos e químicos durante um período de doze meses (junho de 2011 a junho de 2012). Efetuou-se análises de demanda bioquímica de oxigênio (DBO5), demanda química de oxigênio (DQO), pH, sólidos suspensos (SS), condutividade, turbidez e oxigênio dissolvido. Os parâmetros foram comparados com as classes de uso da água prevista na resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA 357/2005). Foi realizada uma análise de componentes principais (PCA) utilizando o programa PC-ORD, visando identificar o efeito das variáveis abióticas. Pode-se observar uma associação espacial dos parâmetros em relação às amostragens, evidenciando os efeitos da urbanização na qualidade da água.
Downloads
Referências
ANDRADE, E. M. et al. Seleção dos indicadores da qualidade das águas superficiais pelo emprego da análise multivariada. Engenharia Agrícola, v.27, p.683-690, 2007.
APHA, AWWA, WEF. Standard methods for the Examination of water and Wastewater. 20a ed., Public Health Association Inc., New York, 1998. Brasil. CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente: Resolução n0 357. Diário Oficial da União 17/03/2005
Brites, A. P. Z. Avaliação da qualidade da água e dos resíduos sólidos no sistema de drenagem urbana. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.
CARVALHO, A.R.; SCHLITTLER, F.H.M.; TORNISIELO, V.L. Relações da atividade agropecuária com parâmetros físicos químicos da água. Química Nova, v.23, n.5, p. 618-622, 2000.
GASTALDINI, M., C., C., DO. et al. Diagnóstico da qualidade da água na bacia hidrográfica do rio Vacacaí Mirim. xxx congreso interamericano de ingeniería sanitaria y ambiental, 2006. Punta Del Este. Anais... Uruguay. 2006.
GUIMARÃES, R. J.; NOUR, A. A. Tratando nossos esgotos: processos que imitam a natureza. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola (Meio Ambiente), n.1, p. 19-30, 2001.
Hair, J. F. J. et al. Análise multivariada de dados. 6º edição. Porto Alegre, 2009.
INMET. Instituto Nacional de Meteorologia. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/portal/>. Acesso em: 20 out. 2014.
LIBÂNIO, M. Fundamentos de qualidade e tratamento de água. Campinas, SP: Editora Átomo, 2005.
LOPES, F. W. A. et al. Análise da qualidade da água, Degradação Ambiental e Atividade Turística no entorno da Cachoeira da Fumaça, Carrancas- MG. In: Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, São Paulo: USP. p. 4855-4862, 2005.
MARCHESAN, E. Qualidade de água dos rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência Rural, Santa Maria, v.39, n.7, p.2050-2056, 2009.
MCCUNE, B.; MEFFORD, M. J. PC-ORD for windows (software). Multivariate analysis of ecological data, Version 4.14. MjM Software, Gleneden Beach, OR, USA, 1999.
SEMA. Secretaria do meio ambiente do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.sema.rs.gov.br/>. Acesso em 23 out. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.